As feiras livres municipais seguem suspensas em Bento Gonçalves até o dia 30 de abril, por determinação do novo decreto municipal. A medida se aplica às feiras Ecológica, Livre do Produtor Rural, Peixe Vivo e de Produtos Coloniais. A tradicional Feira do Peixe Vivo da Semana Santa, que seria realizada na próxima semana, também está cancelada.

Para minimizar os possíveis prejuízos aos produtores, há um movimento para que os produtos sejam absorvidos pelas redes supermercadistas da cidade. No entanto, de acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Cedenir Postal, os estabelecimentos já possuem seus fornecedores fixos, o que dificulta a entrada dos produtos dos agricultores. “Os feirantes estão se virando como podem, fazendo umas entregas aqui, ali. Alguns produtos, a gente consegue entregar nos mercados, porém, eles já tem os fornecedores habituais. E os produtos de menor “qualidade visual”, como frutas mais miúdas, verduras pequenas, os estabelecimentos não absorvem”, relata.

Nesta sexta-feira, 3 de abril, Postal esteve reunido com o a secretaria de Governo para, juntos, buscar uma solução e reativar a feira. Porém, conforme o líder sindical, não houve avanços. “Coloquei que podemos fazer (a feira), tomando todos os cuidados: isolando as bancas, os feirantes dos grupos de risco não irem vender, o consumidor sem tocar nos produtos, mas, infelizmente, não obtivemos acordo”, explica.

Outra iniciativa que está sendo colocada em prática, é o serviço de tele-entrega. Produtores que comercializavam seus produtos nas feiras municipais, estão atendendo por meio de encomendas via ligação ou WhatsApp.

Foto: Reprodução / Internet