À frente do Senac Bento Gonçalves desde 2014, a gestora avalia a questão da educação como qualificação para a vida, bem como as conquistas e projeções da unidade

Uma pessoa emotiva, perseverante, motivada e com planos muito bem definidos. Assim é Rosângela Jardim, uma mulher forte e determinada, que há quase seis anos reside em Bento Gonçalves. Diretora do Senac do município, esta porto-alegrense foi acolhida pela cidade e demonstra afeição por todas as pessoas que passaram e que estão em sua vida, seja no ramo profissional ou pessoal. Muito apegada aos seus amigos e familiares, esta ariana é filha, com muito amor, de Claudete de Souza (in memoriam) e de Armindo Jardim, e é apaixonada pela doce “mãedrasta” Nilda Jardim. Em entrevista, Rose, como também é conhecida, revela sua trajetória, bem como as conquistas e as perspectivas da instituição para os próximos anos.

Origens

A cada ano me vejo como alguém diferente, que procurou e que procura melhorar, seja pelos erros, mas também pelos acertos que a vida oportunizou e ainda oportuniza. Sou uma pessoa corajosa, determinada, atrevida, ousada, decidida, dinâmica, exigente, perfeccionista e muito independente. Não tenho dificuldades de adaptação, seja qual for o meio. Porém, como todas as pessoas, tenho meus anseios e medos. Me vejo, também, como uma liderança feminina, que ocupou um espaço com muito trabalho, estudo e dedicação. Procuro inspirar minha equipe, seja pelo exemplo, ou por incentivar que eles sejam sempre melhores do que eu. Dessa forma, me percebo como alguém que precisa ainda melhorar em muitos quesitos.

Cheguei ao município em 2014. Estava ansiosa pelos desafios que estavam por vir, pois lembro que diziam que os gringos eram ‘fechados’ e que para conquistá-los seria na base da confiança. À medida em que fui trabalhando e sendo apresentada para a sociedade, o convívio se tornou cada vez mais prazeroso. Me apresentava e dizia que vinha com o propósito de fazer a diferença. Com o passar dos anos, percebi que fui gerando credibilidade e passei a ser convidada para várias reuniões e projetos, me tornei participativa na comunidade, além de conquistar muitos amigos.

Carreira e trajetória

Sou formada em Pedagogia, cursei três especializações: Gestão Educacional, Formação de Professores, e um MBA em Gestão Empresarial. Atualmente, estou finalizando o Mestrado em Educação. Meu percurso sempre esteve alinhado a minha área de atuação, além da inquietude de querer sempre aprender.

Atuo na instituição há 14 anos, quase uma década e meia tendo a oportunidade de fazer a diferença. Fui muito desafiada neste período. Iniciei minha trajetória como estagiária na escola de Tramandaí, passando pelas escolas de Porto Alegre e Santana do Livramento, e agora em Bento Gonçalves, além de atuar no Departamento Regional do Senac. No total, foram sete funções diferentes ao longo destes anos, as quais me qualificaram para o cargo de gestão. Este, somente foi possível em virtude de um programa de seleção e desenvolvimento que o Senac possui, chamado de Program de Backup’s, no qual me orgulho muito de ter passado no processo, visto que ele é bem concorrido.

Senac do passado e do presente

Quando cheguei no Senac, em 2014, já vinha com uma experiência de gestão de outra escola. A economia estava aquecida, e estávamos concluindo um Programa com o Governo Federal amplo e extenso, o qual contava com uma equipe de mais de 80 colaboradores. Passando a euforia, precisei reorganizar e reestruturar a equipe, buscar outras fontes de receita, assim como equalizar as despesas, retomar o prestígio com a comunidade, consolidar parcerias estratégicas e me aproximar dos sindicatos e associações de Bento e região e retomar ações com as prefeituras. Desde então temos nos focado nisso, além de participar de projetos corporativos que deem visibilidade para a escola e a região, e trabalhar e desenvolver uma equipe que atenda nossos clientes com excelência. Além disso, tenho muito orgulho em ver o crescimento de nossos alunos, que têm a oportunidade de participar de competições nacionais e também abrindo e fomentando suas empresas. Também conquistamos, por duas vezes, os prêmios do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade. São ações que me orgulham, pois tem o envolvimento de toda a equipe.

Metas a curto, médio e longo prazo

O Senac trabalha com uma metodologia de gestão reconhecida nos melhores programas de qualidade. Temos um plano de ação, que anualmente é revisado e atualizado com diretrizes estratégicas e ações táticas, que nos permitem trabalhar de forma organizada e desafiadora. Nossas metas a curto e médio prazo são atender nosso Contrato de Gestão anual, o qual nos comprometemos com as perspectivas financeiras, clientes e sociedade, aprendizado e crescimento, e satisfação dos colaboradores. A longo prazo, trabalhamos para melhorar os indicadores, superar metas e desenvolver projetos inovadores.

Alunos e cursos

Mensalmente temos cerca de 400 alunos atendidos presencialmente na escola e nos 25 municípios que a mesma é responsável, além de termos, em média, mais de 100 alunos estudando a distância nas modalidades Técnico, Superior e Pós-graduação. Por trabalhar na educação profissional, desde cursos Livres até a Pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância, temos uma lista de cursos vasta para atender uma demanda diversificada. Atualmente, a área de destaque da escola é a Gastronomia, porém também cito que os segmentos da Beleza e Gestão vêm obtendo destaque nos últimos três anos.

Visão da qualificação

Sempre é possível se qualificar mais, não só em Bento. A pandemia tem nos mostrado que a educação não ficou em quarentena, diversas foram as formas que cada um encontrou, seja para dar continuidade em seus estudos ou até mesmo voltar a estudar. Estamos vivendo a era do homeschooling, sendo esse o novo normal, onde a educação passou a ganhar outras formas, não sendo deixada de lado. Poderíamos, sim, qualificar ainda mais. Não há mais como obter somente a prática ou experiência sem conhecimento teórico. Precisamos desenvolver aspectos humanos, empreendedorismo, gestão com uma formação responsável e ética para acompanhar o mundo que estamos vivendo.

Temos algumas formas para se pensar a qualificação, entre elas: passar a ser uma exigência por conta dos que contratam; investimento público para aqueles que não possuem oportunidade, e planejamento financeiro para aqueles que têm emprego. Investir em educação deve ser uma prioridade de todos, mas principalmente individual. Invista em si mesmo, planeje isso. Organize a sua vida e busque isso como uma prioridade.

Nova sede em Bento

Atualmente a escola conta com uma estrutura de 2 mil m², divididos em laboratórios práticos e sala de aulas teóricas, distribuídos em quatro andares. Uma estrutura ampla e com salas bem equipadas, além de uma boa localização. Porém, chegou um momento em que tivemos que optar por reformar esta sede, ou migrar para outra, principalmente pela questão de acessibilidade. Foi assim que optamos por uma nova sede. No momento ainda estamos desenvolvendo este projeto. Porém, estamos trabalhando há mais de dois anos para a concretização desta nova unidade, e adianto que será moderna, trará uma nova área de atuação, salas de aula temáticas e com muita inovação, além de uma localização privilegiada e estratégica. Priorizamos uma estrutura que atente aos cuidados com meio ambiente, além de atender as necessidades do mercado.

Essa mudança requer um trabalho árduo, envolvendo uma equipe grande, de todos os segmentos, que vem desde o ano de 2019 projetando uma escola que ficará na memória e história da cidade. A obra está prevista para a entrega em dezembro de 2021, com uma possível inauguração em 2022, porém sabemos que poderemos ter algumas alterações, em virtude do momento em que estamos vivenciando.

Visão sobre a Fecomércio

O Sistema Fecomércio integra os trabalhos Sesc e Senac e os Sindicatos Empresariais do RS, com a missão em “assegurar às empresas do setor terciário as melhores condições para gerar resultados sustentáveis”. Nunca essa missão teve tanto propósito como num momento como esse, onde há um esforço por parte do Sistema em buscar priorizar a saúde das pessoas e também das empresas. O planejamento da Fecomércio demonstra a importância do mesmo, a partir da sua construção, baseado em princípios do sistema de gestão e elementos estratégicos. Seu resultado tem por objetivo realizar ações para o fortalecimento do setor terciário e o desenvolvimento da sociedade do nosso estado. Nosso sistema é forte, consolidado, ético e responsável, quer importância maior?

Dificuldades que enfrenta

Como gestora, enfrentamos muitas dificuldades. A economia vem oscilando e o mercado se mostra cada vez mais competitivo, o que exige agilidade, qualificação e experiência. Os clientes cada vez exigem mais e temos que nos adaptar, além de trabalhar com uma equipe grande e que requer acompanhamento e desenvolvimento. Contamos com condições excelentes de trabalho. Primeiro, temos um líder, o diretor Regional, José Paulo da Rosa, que é um exemplo, que nos incentiva, apoia e dá autonomia. Além disso, temos recursos físicos e tecnológicos que nos auxiliam nas tomadas de decisões de forma mais assertiva. Contamos com sistema de ERP excelente, além de programas de capacitação.

Tenho uma equipe que conta com 28 colaboradores, distribuídos em Bento, Nova Prata, Serafina Correa e Guaporé. Sem eles, jamais seria a gestora que sou hoje, considerando até mesmo os ex-colaboradores. Ninguém faz nada sozinho. Trabalho com o pilar da confiança, todos temos autonomia e participamos das decisões. Os chamo de família, pois, ao optar em me mudar para Bento, foram eles que me abraçaram e receberam. Recordo que ao vir para cá, com apenas 13 dias de trabalho, tive uma perda lastimável e ao me recolher para meu lar, em Porto Alegre, minha equipe solidária foi me buscar para o retorno. Nunca mais esqueci que eles fazem parte da minha família.

Durante a minha trajetória, tive perdas e ganhos, têm pessoas que nos amam e outras que nem tanto. Aprendemos até com os líderes que não são bons exemplos. Nestes 14 anos, oito estou como gestora e nos outros aprendi com meus gestores. Não existe o melhor ou pior gestor, existe o diferente. Só tenho a agradecer por ter uma equipe que acredita em mim, e também no Senac.

A atuação do Senac

Atuamos fortemente com os Sindicatos, em especial tenho um ótimo trabalho junto ao presidente Daniel Amadio, do Sindilojas Regional, um grande parceiro do Senac. Temos praticado soluções ganha-ganha, beneficiando a sociedade e os empresários. Temos participado de ações sociais, de qualificação profissional, projetos que ampliem nossa visibilidade, entre outras. Além disso, temos um ótimo relacionamento com as demais entidades, procurando realizar Termos de Parceria com descontos, beneficiando um número maior de setores da economia local, além de há algum tempo ter uma estreita parceria com o CIC e ExpoBento, tendo assumindo o Projeto ExpoBento na Mesa, o qual tenho orgulho de ter auxiliado a construir.

Possibilidade de uma escola itinerante

Hoje o Senac pode estar em qualquer lugar. Desta forma, já atuamos em espaços fora da sede, atendendo as empresas e outros municípios com cursos In Company, onde movemos a estrutura necessária para atuar com cursos profissionalizantes. Em especial na cidade/bairros, isso também é possível, porém temos uma localização privilegiada, o que permite um acesso fácil a todos os clientes. Também estabelecemos parceria com a Prefeitura de Bento, realizando cursos em bairros mais distantes.

Visão sobre o comércio

Quando falo em comércio, é importante frisar que somos comércio, bens, turismo e serviços. Já viajei para outros lugares, tanto no Brasil como fora dele, e vejo hoje Bento como uma cidade bem desenvolvida. Não é à toa que estamos hoje no rol das melhores cidades para se visitar. O comércio precisa melhorar cada vez mais o seu atendimento. Esse é o principal ponto que deixaria como reflexão. Eu, como gestora, tenho que investir na qualificação dos meus colaboradores. Se não podemos investir financeiramente, buscamos outras alternativas, como leituras de livros, aproveitar e explorar a internet. O comércio é bom, mas pode e deve sempre melhorar. Quanto ao comércio dos bairros, acho extremamente saudável que isso aconteça, pois precisamos fomentar a economia, independentemente da localização. Temos bairros grandes em nossa cidade, com uma sociedade que envelhece cada vez mais tarde e temos que ter opções de academia, turismo, lazer e poder de compra nestes locais.

O que mais gosta em Bento

De apreciar os pontos turísticos, os bons restaurantes e as vinícolas. Como uma moradora que ama a cidade e sempre é procurada pelos colegas e amigos para fazer um roteiro e indicações, preciso conhecer antes de indicar (risos). Porém, não posso esquecer que as pessoas dessa cidade são o que ela tem de melhor, os descendentes de italianos nunca te recebem sem mesa farta, um bom vinho e muita risada.

O que gosta de fazer

Em Bento fiz amizades que quero levar para o resto da minha vida e, quando posso, gosto de me reunir com os amigos. Além disso, ano passado adquiri meu próprio apartamento, e, confesso, que meu lar é meu melhor lugar, não só por que ele foi algo muito bem planejado, mas porque ele conta uma história que será só minha. Também, tenho a grata alegria de ter a minha pequena companheira, a Lolla. Uma cachorrinha Schnauzer, que ainda é bebê, não tem nem um ano, mas é meu bem maior e ocupa boa parte das minhas horas vagas…

Cuidados com a saúde mental e física

Tenho estes cuidados como prioridade. Faço treinos de musculação, e tornei isso um hábito de vida. Não privo minha alimentação, gosto de usufruir de boa refeição e bebida, mas cuido dos excessos. Mentalmente, tenho me esgotado muito com o Mestrado, e infelizmente tem faltado tempo para as leituras que contribuem para desopilar, além de assistir séries e filmes, que nesse momento estão de lado. Mas, compreendo como uma fase necessária, e por isso minha mente descansa nas atividades físicas. Esse ano coloquei em prática um projeto de vida. Planejei e pesquisei por três meses a prática de mountain bike. Recentemente adquiri uma bicicleta de modelo intermediário e, ainda como uma mera iniciante, tenho feito planos que com certeza me ajudarão a manter mente e corpo em harmonia.

Projetos futuros

Não tenho muito o que dividir que não seja o foco na escola nova, término do Mestrado, viajar, curtir amigos e a família. Me considero uma pessoa estrategista e planejadora, mas bem menos executora, e por estar sempre com muitos projetos paralelos, tenho procurado aos poucos executar uma coisa de cada vez, e assim vivendo com mais profundidade as pequenas coisas da vida.