Novidade disponível nas 418 unidades de Registro Civil do Estado possibilita agora os atos de inscrição, alteração, consulta e emissão de segunda via do documento

Serviços de regularização do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) também podem ser efetuados em cartórios de registro civil do Rio Grande do Sul. A informação foi divulgada nesta segunda-feira, 13, pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil). A novidade passou a valer após convênio firmado entre a Receita Federal e a Arpen. A partir de agora, os locais poderão realizar inscrição, alteração, consulta e emissão de segunda via do documento. No estado, 418 estabelecimentos estão autorizados a realizar o procedimento.

De acordo com a Arpen, a novidade possibilita o cidadão sair do cartório com o documento regularizado para sua utilização. Nos casos em que o sistema interligado com a Receita Federal apontar a necessidade de complementação do atendimento, o acompanhamento da situação poderá ser feito de forma online, mediante entrega de login/senha ao cidadão.

Para realizar o procedimento, os cartórios poderão cobrar do solicitante uma tarifa de R$ 7. Já os principais serviços feitos em Cartórios permanecem gratuitos: inscrição no CPF realizada no ato do registro de nascimento e cancelamento no caso de óbito.