A instabilidade que tende a aumentar durante a quinta-feira, 24, não afasta a possibilidade de temporais, acompanhados de descargas elétricas e queda de granizo em alguns municípios da Serra Gaúcha, conforme aponta alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e da Defesa Civil, que na quarta-feira, 23, divulgou nota informando sobre as condições climáticas severas dos próximos dias. De acordo com a meteorologia, a chuva deve se espalhar por todo o território gaúcho e se intensificar nas próximas horas.

Conforme o Inmet, há possibilidade de rajadas de vento que podem chegar aos 100 quilômetros por hora, causando interrupção de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e estragos em plantações, principalmente na Fronteira Oeste, na Campanha e nas regiões noroeste, sul e central do RS.

Em Bento Gonçalves, o dia começou com temperaturas mais elevadas que as registradas nos dias anteriores. Para essa situação, a meteorologia tem um motivo: o vento que vem do norte do país, traz ar mais aquecido para o Estado, causando a elevação das temperaturas. Na Capital do Vinho, os termômetros deverão ficar entre 11ºC e 21ºC. Ao longo do dia, há risco de temporal com queda de granizo, descargas elétricas e rajadas de vento.

Na sexta-feira, 25, a chuva perde força e deve ocorrer apenas na região norte do Estado. Apesar disso, a previsão é de que sejam precipitações fracas. Nas demais regiões, entre elas a Serra, o sol deve aparecer entre nuvens. As temperaturas voltam a cair. Em Bento, os termômetros devem ficar entre 9ºC e 20ºC.