Em mais uma remessa de vacinas contra a dengue, o Rio Grande do Sul ficou novamente de fora da lista de Estados que receberão o imunizante. O anúncio do envio para mais 29 cidades nos próximos dias não apresentou nenhum município gaúcho. De acordo com as informações do Ministério da Saúde, o novo lote vai completar a lista de 521 municípios selecionados para receber as doses até a primeira quinzena de março.

Conforme o mapa da dengue no Estado, até o momento, sete pessoas já morreram em decorrência da doença no Rio Grande do Sul em 2024. Mais de 6,7 mil casos já foram confirmados desde o início do ano.

A vacinação contra a dengue começou neste mês e é destinada à aplicação em crianças de 10 e 11 anos. Até o fim deste ano, a vacinação com a Qdenga, nome comercial do imunizante, será ampliada para adolescentes de 12,13 e 14 anos que moram nos 521 municípios.

Segundo o Ministério da Saúde, a escolha dos municípios que receberam as doses foi feita por estarem localizados em áreas de com alta incidência da dengue tipo 2 (Sorotipo 2), que provoca infecção mais grave da doença. Conforme a pasta, foram compradas 5,2 milhões de vacinas neste ano. Em 2025, serão mais 9 milhões.