A bandeira verde na cobrança da conta de luz vai seguir durante o mês de março, conforme informou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Este é o 23º mês seguido, em que não há cobrança extra. a De acordo com o órgão, a manutenção ocorre devido às condições ainda favoráveis para a geração de energia em usinas hidrelétricas. Entretanto, a depender de como o regime de chuvas ficará até o final de março, há possibilidade de uma mudança na bandeira tarifária ainda este ano.

O alerta sobre a falta de água em algumas regiões foi abordado durante reunião do Programa Mensal da Operação (PMO), na semana passada, onde técnicos do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) alertaram sobre a capacidade de recuperação dos volumes armazenados até o inverno, período com menor incidências de chuvas.

Com a manutenção da bandeira verde, o custo para produzir energia está baixo. Já as bandeiras amarela e vermelha 1 e 2 representam uma elevação no custo da geração, determinando o acionamento de térmicas em função do volume de água dos reservatórios.