O Rio Grande do Sul deve receber nos próximos dias cerca de 140 mil doses da vacina da Janssen contra o coronavírus. A informação foi divulgada pela secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann. O imunizante, de aplicação única, é o quarto da lista de vacinas utilizadas no Brasil para combater a doença que já matou mais de 502 mil brasileiros e infectou quase 18 milhões desde o ano passado.

Segundo a secretária, as doses serão distribuídas para todos os municípios gaúchos. “Estamos na expectativa da remessa desta vacina. É o quarto imunizante que teremos no País. Devemos receber em torno de 140 mil doses e, considerando a organização, logística e celeridade do Rio Grande do Sul, temos condições de distribuir o fármaco para todo o Estado”, disse a secretária.

Com vencimentos dos imunizantes estendidos para agosto, o Governo do RS deverá se reunir com as equipes para definir em qual público-alvo as doses da Janssen serão utilizadas. Arita destacou ainda que a população não deve, neste momento, escolher qual vacina irá tomar, pois todas possuem eficácia comprovada. “Queria recomendar que as pessoas não ficassem programando para receber determinada vacina. Todas são oferecidas pelo SUS”, ressaltou.

Na semana passada, o governador do Estado, Eduardo Leite, garantiu que a até o final de setembro, pessoas de até 18 anos serão imunizadas com pelo menos uma dose da vacina.