Roupas, calçados, peças de cama, mesa e banho, além de louças, panelas e itens de cozinha são alguns dos objetos de mais necessidade da população

Com a chegada dos dias frios, mais pessoas se tornam solidárias e fazem doações, principalmente de roupas. No Centro de Bento Gonçalves, o Bazar Santo Antônio é um serviço de caridade da Paróquia, que disponibiliza não apenas agasalhos, mas também cobertores e utensílios de cama, mesa e banho para quem mais precisa.

No espaço, que fica no estacionamento inferior da Igreja Católica, são oferecidos itens para doação e também vendidos artigos a preços simbólicos. O valor é revertido em em alimentos para a Casa Pão dos Pobres e outras entidades do município. A coordenadora do Bazar, Ângela Salton, afirma que quem compra no local, retorna sempre. “Existem peças de R$1,00 ou R$2,00. Às vezes itens mais caros, como casacos ou cobertores grandes que a gente pede um pouco mais. Para quem chega, porém, com algum problema, desempregado, com filhos, nós doamos. Ninguém vai passar frio por não ter um pouco de dinheiro para contribuir”, explica.

O público que frequenta o local é variado. “Vem gente da cidade, com condições, porque querem peças diferenciadas. Temos também indígenas, haitianos, venezuelanos e brasileiros que vieram de outros estados para trabalhar. A gente quase nem cobra deles e, quando cobramos, é um valor irrisório”, ressalta.

Com certa frequência, o Bazar recebe doações. Ângela, entretanto, pede itens específicos. “Roupas de cama, lençóis e toalhas de banho vêm bem pouco e o pessoal pede bastante. Um pedido grande também são louças, panelas, talheres, xícaras, copos, liquidificador e travessas, toda essa parte de cozinha sai bastante, mas muitos não sabem que a gente recebe”, acredita.

São oito voluntárias que costumam auxiliar no local. Com a pandemia, as roupas precisam ficar ‘em quarentena’ por alguns dias. “As sacolas de roupa vêm e não abrimos na hora, até porque a gente não dá conta. Nesta semana, chegou uma grande quantidade e foi deixada na garagem. Elas estão lá ainda, não vamos mexer por alguns dias”, conclui.