A Rio Grande Energia (RGE) alerta para o ingresso de uma nova massa de ar no Rio Grande do Sul, que trará novos temporais aos municípios da área de concessão da distribuidora nesta quinta-feira. Equipes de campo estão mobilizadas desde ontem, quando um forte temporal, acompanhado fortes rajadas de vento e de um número elevado de descargas atmosféricas, causou severos danos à rede de distribuição de energia elétrica.

Em virtude desses danos e da necessidade da utilização de maquinário pesado para recompor os estragos, alguns clientes podem ter um prazo maior de restabelecimento do serviço. As equipes de campo ainda enfrentam problemas de acesso nos locais mais afastados dos centros urbanos devido à precariedade das estradas.

Cabe ressaltar que as equipes em campo e o Centro de Operações Integrado da RGE estão trabalhando ininterruptamente desde o início dos temporais, já tendo restabelecido o serviço para um número expressivo de clientes que estavam sem energia. Porém, a sequência de dias com o registro de mau tempo é o principal empecilho para normalizar o número de ocorrências.

Seguindo a legislação setorial vigente, a RGE prioriza o atendimento de hospitais, postos de saúde, unidades de captação de água, presídios e delegacias, UTIs domiciliares e outros. É importante salientar que a concessionária está atuando em parceira com a Defesa Civil e Bombeiros das cidades de sua área de concessão para agilizar o atendimento das demandas de seus consumidores.

Durante os temporais, a melhorar maneira para se comunicar com a RGE é o serviço de SMS, com o qual o consumidor consegue informar para a distribuidora, de forma rápida e ágil, a falta de energia em sua residência ou estabelecimento comercial. Por causa do grande volume de ocorrências, o nosso Call Center (0800 970 0900) pode passar por congestionamento em determinados momentos. Por isso, os consumidores podem entrar em contato com a companhia usando o SMS e os demais canais de relacionamento:

Pelo SMS Center: em caso de falta de energia envia a palavra LUZ e o código da fatura para o número 27350. Para utilizar o serviço é necessário se cadastrar enviando a IN (número da instalação) e o código para o mesmo número. O serviço é gratuito.
Aplicativo para smartphone: CPFL e Você, no qual estão disponíveis os serviços da RGE. O aplicativo está disponível gratuitamente para iOS, Android e Windows Phone.
Pela internet: www.rge-rs.com.br

Segurança

Durante as tempestades com descargas atmosféricas (raios), é importante que os consumidores tomem os cuidados descritos abaixo para sua a segurança e para evitar danos aos seus eletrodomésticos e equipamentos em suas unidades consumidoras:

• Não se aproxime e não toque nos cabos elétricos que podem ser rompidos pela queda de árvores e objetos, e avise imediatamente a RGE.
• Evite tocar os aparelhos eletrodomésticos e retire os aparelhos eletrônicos das tomadas.
• Afaste-se de janelas e portas metálicas,
• Evite os banhos nos momentos de tempestades.
• Nunca se abrigue debaixo de árvores. Sempre procure uma casa de alvenaria ou o interior de um veículo.
• Em zonas rurais, não toque e se aproxime de cercas.