A proposta para revitalização da Praça Centenário, em Bento Gonçalves, ficou na segunda suplência do projeto Iconicidades, uma iniciativa do Governo do Rio Grande do Sul que visa estimular os municípios a ocuparem os espaços arquitetônicos e simbólicos das cidades, com o objetivo de oferecer possibilidades de novos empreendimentos a estes locais. Foram classificados para a próxima etapa as propostas de Cachoeirinha, Pelotas, Rio Grande, Santa Maria e São Leopoldo. Os projetos de Novo Hamburgo, Bento Gonçalves e Porto Alegre acabaram ficando na suplência.

De acordo com o projeto de Bento Gonçalves, a Praça Centenário receberia um espaço múltiplo, incluindo incubadora destinada à economia criativa, concha acústica, biblioteca pública e mercadoteca. As melhores ideias para cada espaço serão premiadas com valores entre R$ 10 mil e R$ 20 mil, além de contrato para desenvolvimento do projeto executivo para o primeiro colocado. Em contrapartida, os municípios assumirão o compromisso de executar as intervenções previstas e, posteriormente, coordenar localmente a iniciativa.

Agora, os cinco projetos selecionados entram para a segunda etapa que consiste em transformar em objeto de um concurso público de arquitetura, que convidará profissionais de todo o país a elaborar os projetos conceitual, executivo e de viabilidade para as intervenções necessárias às arquiteturas escolhidas.

Saiba mais sobre as propostas:

Cachoeirinha
Espaço: Complexo Cultural Casa de Cultura
Proposta: Complexo Cultural Casa de Cultura

Pelotas
Espaço: antiga sede do Banco do Brasil
Proposta: Centro de Gastronomia

Rio Grande
Espaço: molhes da barra
Proposta: complexo turístico e de preservação ambiental

Santa Maria
Espaço: Clube dos Ferroviários
Proposta: Centro de artes e economia criativa

São Leopoldo
Espaço: Casa da Feitoria / Museu do Imigrante
Proposta: espaço destinado a turismo, atividades ligadas a esporte e lazer, feiras, empreendimento e eventos

1º suplente: Novo Hamburgo
Espaço: Salão Schimitt-Streb
Proposta: Sede do Conservatório Municipal de Música

2ºsuplente: Bento Gonçalves
Espaço: praça Centenário
Proposta: espaço múltiplo incluindo incubadora destinada à economia criativa, concha acústica, biblioteca pública e mercadoteca

3º suplente: Porto Alegre
Espaço: Centro Mun. de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues
Proposta: revitalização do espaço para futura concessão na área de arte e cultura