“Por um mundo mais bacana”. A frase escrita em um globo pendurado na entrada da Escola Municipal Infantil (EMI) Espaço dos Sonhos, no Licorsul, manifesta o desejo de todos para este início de ano letivo. Nesta terça-feira, 9, a secretária de Educação, Adriane Zorzi esteve visitando a escola.

Quem também esteve vistando a escola foi o comandante do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (BPAT) e futuro secretário municipal de Segurança, tenente-coronel Paulo Cesar de Carvalho, com o capitão Rogério Schuh, da Guarda Civil, o tenente Clóvis Lavarda e a diretora, Fernanda Lodetti.

De acordo com a secretária Adriane, “além da segurança com os EPIs e com os cuidados com os protocolos contra o coronavírus, contaremos com a Guarda e a Brigada Militar para cuidado com todas crianças e familiares que chegarem até as escolas”.

Conforme o comandante da Guarda Civil de Bento, “estaremos próximos dass escolas fortalecendo a segurança e fazendo com que nossas crianças tenham um ambiente salutar e de segurança para seu aprendizado”. Já a Brigada Militar retomou as atividades da Patrulha Escolar.

O efetivo da BM faz o trabalho de vigilância para preservação dos alunos, servidores, e dos espaços físicos das escolas da rede. “Vamos dar todo apoio no entorno das escolas, para aumentar a segurança e o cuidado com os pais e alunos neste início de ano”, destaca Carvalho. 

Na Espaço dos Sonhos cerca de 140 crianças devem retornar às aulas até o fim deste mês. O espaço observa as regras do Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação (COE-Escola). “Estamos analisando as necessidades, fazendo o acolhimento dos alunos e iniciando um novo ano com projetos para ampliação da nossa escola”, salienta a diretora.

Contra Covid-19

Os regramentos observam o transporte escolar, refeitórios e salas de aula, com distanciamento mínimo entre os alunos, máximo de ocupação de 50% em sala de aula, sempre nos mesmos grupos para facilitar o rastreamento de eventual contágio, em caso de positivado.

O uso de máscara não é obrigatório para crianças até seis anos. Com higienização adequada dos espaços, todos alunos terão a temperatura aferida antes de ingressar na aula e, no caso de temperatura igual ou superior a 37,8 graus, ela não poderá entrar na escola, e os pais ou responsáveis serão chamados e orientados sobre o acompanhamento dos sintomas. 

Foto: Emanuele Nicola – Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura