A Secretaria da Saúde recebeu ontem, segunda-feira, dia 8, mais 1.960 doses do imunizante CoronaVac, contra o coronavírus (vírus da pandemia da Covid-19), que serão destinadas aos profissionais da saúde e para vacinação dos idosos acima de 90 anos. 

A imunização dos idosos ocorrerá no próximo sábado, 13, e domingo, 14, entre 10h e 16h, no formato drive-thru para evitar aglomerações. As doses serão aplicadas na Fundaparque. É obrigatória a apresentação de documento oficial com foto e CPF, e levar Cartão SUS. Não é necessário agendamento. 

Segunda dose

Nesta quarta, quinta e sexta-feira será aplicada a segunda dose da vacina contra o coronavírus nos profissionais da saúde e idosos em instituições de longa permanência.  

Doses recebidas

  • No total o município de Bento Gonçalves já recebeu 4.330 doses da CoronaVac e 1.400 da Oxford/AstraZeneca.
  • A Campanha de Vacinação segue o Plano Nacional de Imunização, e a ordem prioritária estabelecida pela Secretaria Estadual de Saúde. 
  • Foram aplicadas até agora 2.962 doses, sendo 2.544 em profissionais da saúde e 378 idosos em instituições de longa permanência, além de 40 indígenas. 

Agendamento dos profissionais da saúde

Na próxima semana, com as doses remanescentes, ou chegada de novas doses, será realizado novamente o agendamento para os profissionais da saúde pertencentes aos grupos 11 e 12 do ordenamento do estado. A secretaria ainda vai informar as datas. 

Para saber

Do grupo 11

Consultórios, laboratórios e farmácias de instituições privadas: profissionais de saúde que realizam coleta de swab, e demais profissionais de saúde que realizam atendimentos eletivos ou assistência ao público em geral. As doses de vacinas só serão destinadas aos estabelecimentos privados descritos nesse item, após a vacinação dos profissionais de saúde da rede de assistência à saúde correspondente ao SUS ser concluída;

Do grupo 12

Demais profissionais de saúde: Profissionais de saúde liberais, estabelecimentos comerciais de saúde e outros locais que não tenham atividade assistencial direta a pacientes com Covid-19 ou suspeitos de Covid-19 serão vacinados, mas a circulação de pessoas não é um critério isolado para justificar a vacinação antes dos outros trabalhadores da saúde.  

Para esclarecer

Se não sou do grupo prioritário devo procurar a Unidade de Saúde?

Não, os grupos definidos pelo Plano Nacional de Imunização serão informados posteriormente sobre a vacinação em cada fase.

A secretaria tem algum controle dos vacinados?

Sim, todas as pessoas vacinadas são cadastradas no sistema nacional de informação para controle.  

Na internet

Dados sobre a vacinação podem ser acessados clicando aqui.

Imagem: Divulgação