Bento Gonçalves já recebeu, somente nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, 200.471 visitantes

Após dois anos do início da pandemia da covid-19, o cenário para o turismo – um dos setores mais afetados – vem se mostrando promissor. O avanço da vacinação, a queda do número de óbitos e a estabilização dos casos, trazem segurança para que as pessoas retomem suas viagens.

O período da Vindima, que anualmente atrai turistas de todo o Brasil para a Serra Gaúcha – com o intuito de acompanhar a colheita da uva e as celebrações do resultado do trabalho dos agricultores –, bem como a retomada das feiras, já reflete positivamente no setor.

Em Bento Gonçalves, os números demonstram uma recuperação com o passar dos anos. De janeiro a março de 2019 foram registrados 354.753 visitantes no município. Em 2020, os dados permaneceram estáveis: 331.021 pessoas vieram à cidade. Já em 2021, devido a pandemia, foi percebida uma queda de 39,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, com 199.041 visitantes. O ano de 2022 já iniciou de forma positiva, somente nos meses de janeiro e fevereiro, 200.471 pessoas já passaram pela Capital do Vinho.

O secretário municipal de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto, projeta um cenário otimista para o próximo ano. “Mesmo em tempos de pandemia, em 2021 muitos empreendimentos realizaram atividades do Bento em Vindima, porém altamente impactados pelas restrições. Em 2022, inovamos e conseguimos agregar a programação experiências no centro da cidade, além de inúmeros novos atrativos nas rotas turísticas que criaram seus produtos para o período. Certamente para 2023, esse formato de evento se tornará ainda mais robusto, consolidando Bento Gonçalves como o grande destino de Vindima do Brasil”, evidencia.

A diretora executiva do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH) Região Uva e Vinho, Márcia Ferronato, acredita que o ano de 2022 traz uma recuperação da atividade turística. “A vacina trouxe segurança e renovou a esperança a todos, inclusive no setor de turismo, duramente afetado pela covid-19. As consequências da pandemia e as novas variantes trouxeram incertezas e novos comportamentos. A única certeza é que o setor, quando era permitido estava de portas abertas, e assim, desde março de 2020 estamos administrando. Este ano de 2022 indica uma retomada contínua, sem novas grandes interrupções. Por esta razão apostamos num novo ano para os negócios”, ressalta.

Segundo ela, o período da vindima tem reflexo na atração de visitantes. “De janeiro a março em Bento e região ofertamos um momento único: a vindima. Somos pioneiros, há anos celebramos a colheita, com pisa, degustações memoráveis e passeio pelos vinhedos. A cada ano vamos consolidando este produto. Em 2022, o fluxo manteve um bom resultado mostrando que estamos avançando na retomada”, enfatiza Márcia.

Retorno das feiras movimenta o setor

De 14 a 17 de março, a edição integrada das feiras Fimma e Movelsul atraiu mais de 30 mil visitantes para Bento Gonçalves. De acordo com dados do SEGH Região Uva e Vinho, nos quatro dias de evento, a média de ocupação hoteleira ultrapassou os 90%. Já na gastronomia, estima-se acréscimo no fluxo de cerca de 25%.

Márcia celebra a retomada das feiras. “Os eventos foram um grande sucesso. Organização impecável, inovação, adesão e grande fluxo de expositores e visitantes. Ao circular pelos pavilhões era nítido a alegria da retomada, seja pelo encontro presencial ou pelos negócios”, considera a diretora executiva.

Empreendimentos comemoram resultados

A gerente de Turismo da Cooperativa Vinícola Aurora, Ana Maria de Paris Possamai, aponta que a partir de janeiro deste ano notou-se o retorno do fluxo turístico. “O período da Vindima é a celebração de um ano inteiro de trabalho e já está consagrado como um grande atrativo turístico para a cidade e região. A vacinação em massa da população e o abrandamento das restrições impostas pelas autoridades, diante da pandemia Covid-19, foram determinantes para as pessoas se sentirem dispostas a voltar a buscar por viagens e deslocamentos de lazer”, salienta.

Com uma programação especial para a época, a gestora destaca o aumento no número de visitantes que prestigiaram as atrações. “Tivemos um crescimento de 40% nos meses de janeiro e fevereiro em comparação a 2020. O mês de marco tem sido excepcional, principalmente pela retomada das feiras. O retorno dos eventos traz mais circulação de pessoas e dá um impulso na atividade turística”, frisa Ana Maria.

A diretora geral do Hotel Vila Michelon, Elaine Michelon, também retrata um aumento na busca por hospedagem. “Os meses de janeiro, fevereiro e março sempre foram de grande procura em nosso hotel. Isso porque estamos em um período de Vindima e o Vale dos Vinhedos costuma receber turistas de toda a parte do país, e às vezes do mundo, que buscam viver experiências em um roteiro enoturístico. Especialmente neste ano, tivemos uma procura ainda maior, tendo em vista que as restrições diminuíram e tanto os turistas como nós, trabalhadores do turismo, já estamos adaptados a essa nova configuração de realidade.  Sem dúvidas, estamos felizes com esse alcance”, enfatiza.

Conforme Elaine, em relação ao ano de 2021, a expectativa é um acréscimo de 40% nos participantes da La Bella Vendemmia – pacote para o primeiro trimestre, que consiste em uma festa de tradição e diversão, homenageando a colheita da uva, exclusiva para hóspedes. “O que podemos afirmar é que hoje, em 2022, pelo avanço da vacina e diminuição das restrições, os turistas estão, sim, viajando mais. Escolhendo destinos, valorizando o turismo nacional e, sobretudo perdendo o receio ao avaliar os cuidados dos estabelecimentos. Há uma retomada. Tivemos restrições severas, lockdown e tantas outras medidas que acabaram inclusive com pequenos negócios. Hoje, o momento é outro. E só temos a comemorar – além de continuarmos nos esforçando”, enaltece.

A proprietária do restaurante Recanto Flores e Sabores (localizado no Caminhos da Eulália), Alexandra Garbin, declara que foram três meses de muito trabalho. “O período da Vindima foi muito esperado por nós. Pela primeira vez, nos propomos a fazer a Vindima com pisa de uvas. Os meses que antecederam foram de muito planejamento, estudos, treinamento para preparar a experiência, imaginar como seria a volta do cliente, em meio ainda da incerteza. Não foi fácil, mas o resultado foi muito além da nossa expectativa, com crescimento de 70% em relação a 2021”, expõe.

O sócio proprietário do Di Paolo Grill, Emiliano Castaman, comenta os efeitos da retomada em seu estabelecimento. “A Vindima entrou pro calendário oficial de Bento e região, certamente traz e trouxe turistas que normalmente não viriam conhecer a cultura do vinho, ocupando a rede hoteleira, restaurantes e principalmente vinícolas. Houve maior circulação de clientes interessados por gastronomia e vinhos, principalmente no horário da tarde, normalmente após as degustações realizadas na vinícolas. Chegavam no restaurante munidos de conhecimento que adquiriram nas visitações”, conta.

Lojistas ainda não sentem os efeitos

O presidente do Sindilojas Regional Bento, Daniel Amadio, fala sobre o impacto no comércio local. “Existe um movimento liderado pelo poder público, através da Secretaria de Turismo, de criar eventos para o centro da cidade, capazes de atrair a atenção de turistas e da própria comunidade regional. Este ano, tivemos a oportunidade de ver isso acontecer com maior ênfase, porém, é uma iniciativa que depende da adesão das empresas. Existe um público e a tendência é aumentar, mas para que as pessoas entrem nas lojas e consumam, elas precisam estar abertas. O engajamento ainda é baixo e neste sentido estamos trabalhando com empenho. Queremos motivar mais empresas a se envolverem. Somente assim elas vão sentir que existe um movimento”, conclui.

Monte Belo do Sul e Pinto Bandeira também apresentam dados otimistas

De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, 70% da população de Monte Belo do Sul vive no meio rural e, destes, praticamente todos trabalham no cultivo da videira. “A Vindima é uma época onde as famílias se unem em função da safra, na busca de mão de obra e tudo que gira em torno dela. A cada ano este período influencia na rotina da população, desde o morador da localidade, como na circulação de visitantes que buscam cada vez mais o turismo de experiência, o conhecer “in loco” o trabalho até chegar no produto final”, destaca o titular da pasta, Álvaro Manzoni.

Com eventos já consolidados no período, como o Vieni Vivere la Vita Festival e a Festa de abertura da Vindima, segundo Manzoni, o número de visitantes tem crescido substancialmente. “Embora não tenhamos um balizador oficial para definir um número exato, observamos o crescimento do setor do turismo, como restaurantes e empreendimentos ligados ao enoturismo, e assim podemos afirmar que de 2019 a 2022, tivemos um acréscimo que gira em torno de 30% em relação aos anos anteriores”, expõe.

Em Pinto Bandeira, a celebração da Vindima, já é um evento tradicional, promovido pela Associação dos Produtores de Vinho de Pinto Bandeira (ASPROVINHO). Segundo a secretária municipal de Turismo, Angelita Pavan Poloni, a edição de 2022, após dois anos de pandemia, foi ansiosamente aguardada. “Para o município, pode-se afirmar que o retorno da Vindima foi um momento marcante no que se refere a retomada do turismo. Ele vem de encontro ao que se almeja, mostrar o potencial turístico em todos os seus aspectos, possibilitar ao turista experiências ímpares em meio a exuberante natureza, saboreando os nobres espumantes, vinhos e sucos dos altos de Pinto Bandeira junto da peculiar e rica gastronomia”, enfatiza a titular da pasta.