Previsão é de que atividades da Educação Infantil nas redes privada e pública retornem no dia 31 de agosto; demais séries seguirão cronograma

As aulas nas redes pública e privada do Rio Grande do Sul já tem data prevista para retorno: 31 de agosto. É o que o Governo do Estado propõe após consulta às escolas e segmentos da educação. A retomada gradual começaria pela Educação Infantil, seguindo pelo Ensino Superior, Médio e Técnico, Fundamental, anos finais e, por último, anos iniciais. A expectativa da Secretaria Estadual da Educação é de que o processo seja finalizado em outubro.

Na manhã desta terça-feira, 11, uma reunião virtual com o governador do RS, Eduardo Leite e representantes das 27 regiões gaúchas, secretários estaduais e o presidente da Federação das Associações dos Municípios do RS (Famurs), debate qual o melhor sistema a ser adotado para iniciar o processo de retorno às aulas nas redes pública e privada.

O secretário da Educação, Faisal Karam, deixou claro que os prefeitos darão a palavra final para o retorno nos municípios. “Não será uma imposição. Estamos sugerindo um calendário e, se o quadro do contágio por coronavírus não apresentar um achatamento da curva, tudo será revisto. A autonomia de levar os filhos para a escola é dos pais. Se preferirem não fazer isso, será necessário que o Estado e os municípios busquem alternativas para a continuidade da educação. Os prefeitos terão a autonomia para, dentro da realidade da sua cidade, decidir se há condições para o retorno presencial”, explicou.

Conforme o cronograma estipulado pelo governo, no dia 31 de agosto, a Educação Infantil iniciaria o retorno. No dia 14 de setembro, seria a vez do Ensino Superior. Em 21 de setembro, os alunos do Ensino Médio e Técnico, 28 de setembro, Ensino Fundamental (Anos Finais) e, por fim, 8 de outubro, seria a vez dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.