As alterações já são válidas já para a 14ª rodada do modelo, vigente nesta semana

O governador Eduardo Leite oficializou nesta segunda-feira, 10 de agosto, o acordo entre o governo do Estado e a Federação das Associações de Municípios (Famurs) para a gestão compartilhada do modelo de Distanciamento Controlado. As alterações passam a valer a partir desta 14ª rodada do modelo, vigente nesta semana.

O anúncio é resultado de diversos diálogos promovidos nas últimas semanas com os prefeitos que presidem as associações regionais de municípios. “Embora o momento mais difícil tenha passado e que estejamos vendo essa estabilização, não significa que possamos relaxar. Não é isso. Estamos buscando ajustar o modelo de distanciamento a um novo momento para melhor conciliar com a atividade econômica garantindo a proteção à saúde das pessoas”, explica o governador.

Leia mais: Região da Serra Gaúcha permanece na bandeira laranja

O modelo de Distanciamento Controlado segue classificando o risco epidemiológico de cada região, sempre às sextas-feiras, com base nos dados compilados às quintas-feiras. A partir disso, associações regionais poderão adotar protocolos mais brandos à bandeira na qual estão classificados, mas no mínimo iguais à bandeira anterior (região classificada em vermelha adota protocolos da bandeira laranja, por exemplo). Para a elaboração de um protocolo específico para a região, será necessária a criação de comitês científicos regionais de combate à Covid-19.

Cada associação regional poderá criar um protocolo. O Gabinete de Crise determinou que o mais brando à bandeira de risco poderá ser adotado se tiver maioria absoluta, ou seja, 2/3 dos prefeitos de cada região Covid.

Anúncio foi feito em transmissão ao vivo e é resultado de diálogos promovidos nas últimas semanas com prefeitos

O protocolo alternativo deve ser enviado ao Estado até 48 horas antes de entrar em vigor. O plano regional será disponibilizado ao público, para facilitar a fiscalização por parte de órgãos de segurança e do Ministério Público. As regiões, no entanto, que preferirem seguir o modelo de Distanciamento Controlado terão autonomia, com as decisões sendo mantidas no formato atual. A instância recursal ao mapa preliminar e a Regra 0-0, que permite adoção de protocolos de bandeira laranja em cidades que passaram os últimos 14 dias sem internações e sem óbitos por Covid-19, seguirão valendo para todas as 21 regiões.

Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini/ Divulgação