Os resultados do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional), referentes ao Ensino Médio, serão divulgados nesta segunda-feira, 5 de fevereiro. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai disponibilizar as notas a partir das 18h, na Página do Participante, no endereço enccejanacional.inep.gov.br. É preciso informar CPF e senha para acessar os resultados. Para quem esqueceu a senha cadastrada na inscrição, o Inep disponibiliza um passo a passo para recuperação. A divulgação dos resultados do Encceja Nacional referentes ao Ensino Fundamental, assim como das edições para pessoas privadas de liberdade e realizadas no exterior, permanecem na data prevista para março.

Os participantes que alcançarem a nota mínima exigida em todas as quatro áreas de conhecimento e na redação devem providenciar o Certificado de Conclusão do Ensino Médio junto à Secretaria de Estado da Educação, Coordenadorias Regionais de Educação e nos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia.

Já os candidatos que obtiverem a nota mínima somente em algumas áreas também devem procurar os locais já indicados e solicitar a declaração parcial de proficiência. Dessa forma, eles eliminam essas áreas do conhecimento de futuras edições do Encceja.

Os candidatos que necessitam da certificação: residentes em Porto Alegre devem procurar a Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul; os que moram em outras localidades devem buscar a Coordenadoria Regional de Educação mais próxima a sua cidade.

Orienta-se aos participantes do Encceja que aguardem alguns dias após a divulgação do resultado para fazer a solicitação do certificado, pois a Secretaria da Educação não possui acesso imediato aos resultados. O candidato deve apresentar no ato da solicitação o documento de identidade e CPF. A entrega do certificado será feita quinze (15) dias uteis após a solicitação.