Resumir a busca por emagrecimento a cálculo de calorias é desmerecer a complexidade do corpo humano, talvez isto possa justificar tamanho problema gerado pela obesidade … Quando você desequilibra seu balanço calórico através da alimentação e exercícios, seu cérebro gera cinco mecanismos de defesa:

1º) Mais FOME, ou seja, comando imediato para que você dê um jeito de coletar ou caçar alimentos “para não morrer”.

2º) Se as calorias não chegam, o metabolismo fica lento, um recurso para economizar a energia que resta e prolongar as chances de manter a sua vida.

3º) Se você for forte o suficiente para se manter em restrição alimentar, começará a perda de massa muscular. Dietas restritivas demais diminuem a oferta de glicose, o principal combustível do organismo. Na falta de quantidades adequadas, o corpo apela também para o que está mais a mão, o glicogênio, que é a energia armazenada nos músculos. Em outras palavras, além de queimar gordura, o organismo “frita sua massa magra”. Só que músculos são grandes incineradores de calorias. Com menos quantidade deles, a queima é cada vez menor. Com o metabolismo lento e menos músculo para consumir energia, tudo o que entra pela boca é lucro – a ordem é estocar.

4º) Começa a dificuldade em perder mais peso, mesmo que seu cardápio tenha se resumido a filé de frango com alface, a balança continua travada no mesmo número. Aí você decide jogar a toalha, porque isso não é vida.

Voltam as doses generosas de pizza e cupcake, mas o metabolismo continua lento, pois se adaptou à pouca quantidade de combustível. Resultado: você engorda com muito mais facilidade.

5º) Agora, além da dificuldade em perder peso você conhecerá o efeito-rebote. Digamos que, antes de começar a dieta, seu corpo queimava umas 2 mil calorias para se manter vivo.

O que passava desse valor, virava gordura estocada se não fosse queimada de alguma forma. Agora, lembre, seu metabolismo está mais lento, queimando em repouso menos calorias, logo se você comer o mesmo de antes, seu peso pode aumentar mais, além de observar cada vez mais dificuldades em emagrecer.

Portanto, não negligencie sua saúde acreditando que calcular calorias é a fórmula para tratar a obesidade, pois se assim fosse, a obesidade não estaria aumentando, cada vez mais, no mundo todo. Busque mais informações a respeito dos tratamentos sem cortes, sem cicatrizes e sem lhe afastar do trabalho, saiba também que aquilo que você chama “gordura localizada” não se resume a simplesmente acúmulo de gordura … Busque mais informações a respeito de Medicina Integrativa.