Alguns especialistas calculam que mais de 10% da população brasileira sofre de asma, o que leva estes números para perto dos 20 milhões de doentes. Acredita-se que a predisposição familiar leve à instalação da doença. Assim, os primeiros sintomas costumam aparecer já nos primeiros anos de vida. Mas, até crianças de 6 meses podem apresentar o quadro. Alguns dados indicam que 80% dos casos são de origem alérgica.

Mas o que é mesmo uma crise de asma? Este quadro vem a ser aquela sufocação muito intensa, experimentada pelas pessoas portadoras da asma, no momento em que apresentam uma crise.

E como acontecem estas crises? Acredita-se que o problema todo tenha origem em um componente hereditário, ou seja, a pessoa já nasce com a via respiratória muito sensibilizada, a ponto da inalação de pequenas partículas, como fezes de ácaros, encontradas na poeira doméstica, ou o pólen das flores, já serem capazes de desencadear a crise asmática. O ácaro é um pequeno parasita que vive na poeira doméstica e que mede de 0,3 a 0,6 milímetros de comprimento. As fezes deste parasita, ou outras substâncias, quando inalados, estimulam o sistema imunológico, as imunoglobulinas, que geram um processo inflamatório nos brônquios. Isto leva ao desencadeamento de espasmos brônquicos. Quando isto acontece, está instalada a crise asmática.

A doença pode ser classificada como leve, quando se manifesta ocasionalmente. O quadro é de média gravidade, quando se manifestas 2 a 3 vezes por semana. Quando a manifestação é quase diária, o quadro já é considerado grave.

Como tratar este quadro complexo? Sabe-se que nos medicamentos ajudam, mas não curam a doença, mas são necessárias para melhorar a qualidade de vida do paciente. Mas há uma série de medidas bem práticas que podem reduzir as crises:

1 – O ideal seria ficar bem longe da poluição;
2 – O próprio cigarro é muito nocivo ao asmático;
3 – A casa deve ser bem arejada e bem iluminada, sem cortinas grossas ou tapetes. Deve-se eliminar bichos de pelúcia e animais domésticos;
4 – Deve-se usar pano úmido na limpeza da casa, em vez de vassoura, para não levantar poeira. Durante a faxina os asmáticos devem sair do local;
5 – Nas crises graves deve-se sempre buscar ajuda médica ou de hospital.
Resumindo, pode-se dizer que a asma deve ser tratada com medicamentos, mas também deve ser tratada por medidas de prevenção, que podem ser tomadas dentro de casa.

Texto: Ivan Seibel
Fonte: Folha do Mate