Uma aura de devoção e fé envolveu a cidade de Bento Gonçalves nesta segunda-feira, 17, com a chegada das relíquias de Santa Terezinha do Menino Jesus. O evento, aguardado com grande expectativa pela comunidade católica local, marcou um momento de profunda espiritualidade e reflexão para os fiéis. Em 2023, foram celebrados os 150 anos do nascimento da religiosa carmelita francesa que morreu aos 24 anos. Ela foi proclamada Doutora da Igreja e padroeira das Missões, sem nunca ter saído do Carmelo, mas por ter oferecido sua doença e seus sofrimentos em oração pela evangelização em todo o mundo.

As relíquias, que incluem parte dos ossos de Santa Terezinha, foram recebidas com grande solenidade e reverência na Paróquia Santo Antônio, após cortejo que saiu da Pipa Pórtico e seguiu pelas principais ruas da cidade em cima do caminhão do Corpo de Bombeiros Militar, onde uma cerimônia especial foi realizada. Fiéis de todas as idades se reuniram para testemunhar esse momento histórico e expressar sua devoção à padroeira das missões.

Durante a celebração, o padre Pedro Caríssimi, da paróquia Cristo Rei expressou palavras de gratidão e louvor, destacando a importância espiritual das relíquias e o significado profundo da devoção a Santa Terezinha. Os fiéis foram convidados a participar de momentos de oração e contemplação, fortalecendo assim sua conexão com a espiritualidade e a mensagem de amor e simplicidade ensinada pela santa.

A presença das relíquias de Santa Terezinha também despertou emoções intensas entre os devotos, que se aproximaram com reverência para prestar suas homenagens e fazer suas preces diante do relicário. Muitos expressaram sua gratidão por terem a oportunidade de vivenciar esse momento único e especial em suas vidas.

Além disso, a chegada das relíquias também serviu como um lembrete poderoso da importância da fé e da esperança em tempos de incerteza e desafios. Em meio às dificuldades do mundo moderno, a mensagem de amor e confiança em Deus transmitida por Santa Terezinha ressoa como um farol de esperança para todos os que buscam conforto e orientação espiritual.

Ainda nesta segunda-feira, às 18h ocorre outra celebração com a participação da juventude e com a bênção das rosas, tradicional símbolo utilizado por Santa Teresinha, às 20h. Nos intervalos, os frades carmelitas estarão no Santuário explicando sobre as relíquias e trabalhando a espiritualidade da santa, que morreu aos 24 anos, tornando-se doutora da Igreja. Haverá a récita do Terço em alguns horários e também a oração das “Completas”, isto é, a oração do final da noite às 21h30min e posterior fechamento do Santuário.

A despedida das relíquias será no dia 19 de março, no início da manhã. O Santuário reabre a partir das 4h e às 6h, encerra-se o momento da passagem histórica.

Fotos: Ascom Prefeitura de Bento Gonçalves e Ascom Paróquia Santo Antônio