Após reunião na quarta-feira, 26, o Gabinete de Crise emitiu quatro novos Alertas às regiões Covid do Rio Grande do Sul. A decisão ocorreu na esteira da recomendação do GT Saúde, que também emitiu um novo Aviso. O vice-governador Ranolfo Vieira Júnior comandou a reunião.

As regiões que apresentaram maior risco de piora por conta da Covid-19 foram Caxias do Sul, Erechim, Pelotas e Santa Maria. Com a notificação aos municípios ontem, passa a valer o prazo de 48 horas para que as quatro regiões apresentem um plano de Ação.

A região da Serra Gaúcha apresentou incidência de 308,5 casos confirmados por 100 mil habitantes na última semana, aumento de 18,7% frente à anterior. É a 12ª maior incidência do estado entre as 21 regiões Covid-19, sendo 14,6% superior à média estadual.

Ao longo da última semana, Caxias do Sul apresentou aumento de 7,8% internados em leitos clínicos, uma variação de 29 pacientes. Assim, a região tem 402 internados por Covid-19 em leitos clínicos.

Em leitos de UTI, houve aumento de 7%, variação de 16 pacientes. Com isso, a região tem 243 internados por Covid-19 em UTIs e taxa de ocupação de 88,6%, com 43 leitos livres.

Além disso, para as regiões de Bagé e Santa Cruz do Sul, foi enviado um segundo Aviso, além do que receberam na semana passada. A região de Taquara, que ainda não tinha recebido nenhum, se une a essas duas, na medida em que o número de casos está aumentando e houve redução na agilidade da vacinação na região.

Hoje, 27, o Gabinete de Crise fará uma reunião devolutiva com as regiões para falar sobre as medidas adotadas. Enquanto isso, a situação da pandemia está sendo monitorada em todas as regiões.