Bento Gonçalves foi um dos poucos municípios do estado que conseguiu reduzir as despesas públicas e privadas com a redução dos índices de Acidentalidade. Conforme o levantamento da Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana (Segimu), as mortes no trânsito no município, conforme registros do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS) tiveram uma redução de 50% em 2015 se comparado ao ano anterior, com oito ocorrências, sendo seis em rodovias estaduais e duas em vias municipais. Em 2014, o total foi de 16, das quais somente cinco ocorreram em vias do município.

Os dados do Detran revelam ainda que nos anos de 2012 e 2013 também foram 16 mortes no trânsito dentro do território de Bento Gonçalves. Já os registros da Brigada Militar, demonstram que os acidentes de trânsito com lesões corporais de ocupantes dos veículos e terceiros, tiveram uma redução de 28,9% no mesmo período (de 463 para 329 ocorrências). Os acidentes de trânsito com danos materiais caíram de 1.700 para 1.545, significando uma diminuição de 9,11%.

O secretário Mauro Moro analisa os indicadores. “Nós tivemos muitos problemas de interpretação de nossas ações frente às demandas dos serviços, mas com os resultados que estão aparecendo nos números, podemos afirmar que as medidas adotadas e mudanças realizadas mostram que o planejamento foi correto e trouxe melhoria na qualidade de vida de nossa população, menor número de internações hospitalares, de veículos danificados e de mortes nas vias urbanas municipais, representando melhores índices de segurança para todos”, comenta.

Informações da Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura.