Médias e pequenas empresas já podem contar com mais facilidade e rapidez para formalização em Bento Gonçalves. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), realizou nesta quinta-feira, 26 de novembro, no auditório da Prefeitura, a solenidade de implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no município. A finalidade é desburocratizar os processos de registro e alteração de pessoas jurídicas. A tramitação do processo de registro de uma micro ou pequena empresa, por exemplo, que atualmente dura 58 dias, em média, vai ser de sete a 15 dias.

O serviço Redesim, em Bento Gonçalves, é uma parceria entre a SMDE, a Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul (Jucergs) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/RS). O sistema vai funcionar na sede da Secretaria, no sexto andar do prédio do Banco do Brasil. A ação faz parte do programa estruturante de governo Desenvolve Bento.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Silvio Bertolini, destacou a importância do projeto. “A implantação da Redesim é um avanço para o município no sentido de facilitar a formalização das empresas, o que vem gerar arrecadação para o município e promover o desenvolvimento econômico e social. Através desta rede de serviços interligados vamos incentivar ainda mais o empreendedorismo”, ressalta.

O prefeito Guilherme Pasin salientou que o projeto faz parte de um conjunto de metas para o setor. “O estímulo ao empreendedorismo é uma característica da nossa administração e o governo tem adotado uma série de medidas para que isso aconteça na prática. A implantação da REDE SIM possibilita um ambiente desburocratizado para que as pessoas possam empreender e gerar crescimento para o município”, afirma.

Participaram do evento, o gerente regional do SEBRAE/RS, Rogério da Silva Fernandes; a coordenadora do Setor de Micorregiões da Junta Comercial do Estado do RS, Inês Conceição Dilélio; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojista (CDL), Marcos Carbone; o chefe da equipe de Cadastros da Receita Federal, Benito Papim Júnior; o representante do Corpo de Bombeiros de Bento Gonçalves, Fernando Bissaco; secretários municipais, vereadores, funcionários dos órgãos envolvidos no projeto e autoridades convidadas.

Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Bento Gonçalves.