A chegada de um novo ano é sempre um bom momento para traçar novas metas. O período traz consigo a sensação de renovação, de um novo ciclo que iminentemente irá começar. O ano de 2021 foi repleto de desafios, e certamente 2022 também será. Por isso, é importante que a empresa aproveite o momento para iniciar o seu planejamento estratégico.

Os objetivos empresariais podem ser os mais diversos: aumento de produtividade, fortalecimento da marca, criar novos canais de vendas, investir em treinamento de pessoas, entre outros. O que, inevitavelmente, permeia os objetivos empresariais é a sua necessidade de capital de giro. E, nesse sentido, existe uma área que tem um enorme impacto no caixa das empresas: a área tributária.

O Brasil possui um dos sistemas tributários mais complexos do mundo e apresenta uma carga tributária de, aproximadamente, um terço do seu PIB. Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), desde a Constituição Federal de 1988, foram editadas mais de 363.779 normas de matéria tributária, o que representa mais de 1,88 normas tributárias por hora em um dia útil. Douglas Masutti, sócio administrador da Reccupera Assessoria, comenta que, nesse contexto, “devido a alta complexidade, é bastante comum que as empresas acabem pagando mais impostos do que o devido.”

Até aqui, talvez não tenha nenhuma novidade para você. O que pode ser uma novidade é o fato de a sua empresa ter o direito de recuperar todos os tributos pagos indevidamente nos últimos cinco anos.
A análise de recuperação tributária consiste na revisão dos cálculos dos impostos dos últimos cinco anos a fim de identificar possíveis ativos a serem aproveitados, garantindo que todos os benefícios e descontos previstos na legislação sejam aproveitados.

Entre os benefícios desta análise estão o da recuperação de valores pagos a mais, redução da carga tributária (sua empresa passa a aproveitar de benefícios que desconhecia), melhora no fluxo de caixa (além de receber os valores pagos a mais, também irá economizar em períodos correntes), maior competitividade (com uma menor carga tributária, pode passar a ter um preço mais competitivo no mercado), aumento da lucratividade, redução de riscos com a apuração dos impostos, aumento do valor do negócio, entre outros. “Por conta de todos esses benefícios, as empresas estão cada vez mais buscando por esse tipo de solução para poderem se diferenciar no mercado”, comenta Douglas.

Uma dessas empresas é a FVA Indústria de Válvulas Automotivas, que em 2021 realizou uma análise de recuperação tributária com a Reccupera Assessoria. Antenor Ferrari, sócio administrador da empresa, afirma que “a análise que a Reccupera procedeu em nossa empresa destravou valores importantes para o nosso crescimento. Estávamos prevendo uma expansão em nosso parque fabril e os valores recuperados vieram em um ótimo momento”. Além disso, pontua que “além da recuperação dos valores pagos a maior, a economia tributária gerada nas apurações mensais acabou melhorando consideravelmente o fluxo de caixa da nossa empresa”.

A Reccupera Assessoria é uma empresa especializada na análise de recuperação tributária a nível administrativo. Estabelecida em Bento Gonçalves, tem atuado fortemente na região, contando com uma equipe de especialistas nas áreas fiscal e tributária.

Conheça mais sobre a Reccupera em www.reccupera.com.br. Para mais informações relacionadas à recuperação tributária, contate a Reccupera através do Telefone/Whatsapp (54) 3055-8401.

Por: Reccupera Assessoria Tributária