Recomeçar é algo tão simples e restaurador, mas também uma das mais difíceis de se fazer. Geralmente as pessoas estão acostumadas na sua rotina e nem sabem se estão felizes, só por medo de recomeçar. E às vezes, não é só medo, é vergonha também.

A maioria das pessoas acha que recomeçar é regredir, andar para trás. Você pode terminar um casamento falido aos 40 e recomeçar ou continuar por medo de já ser tarde demais. Você pode trancar a faculdade porque está deprimido e nunca mais voltar, ou voltar no próximo semestre renovado e com uma ideia de trabalho ainda melhor. Você pode continuar morando sozinho gastando horrores e comendo mal ou voltar para a casa dos pais, recomeçar a vida e planejar algo melhor para um futuro próximo. Você pode continuar devendo as parcelas do seu carro do ano ou trocar por um que caiba no seu bolso.

Recomeçar é ter a coragem de saber que na maioria das vezes um passo para trás é somente para pegar impulso. Não basta se contentar com a situação ou largar tudo, é preciso ter um objetivo, nem todos têm as mesmas condições, é preciso entender as suas e propor prioridades.

 

Recomeçar é ter coragem e saber que na maioria das vezes um passo para trás é somente para pegar impulso.

Todos têm um limite, e chega uma hora que você olha para a situação e diz: “Tô” desistindo, beleza? “Tô” tirando o meu da reta, isso já não me satisfaz mais. Recomeçar é para os que não aceitam qualquer coisa. Que sabem o valor que têm e que não deixam o tempo passar em vão.

Nunca é tarde para isso. Tive o prazer de conhecer histórias fantásticas, e só é possível dar valor quando acontece com a gente. O mais bacana é ver os resultados, poque fácil é falar, não é? Mas e na prática? Daqui uns dias os smartphones serão trocados por dispositivos minúsculos de realidade virtual, quem é que se dá o trabalho de colher o que planta? Mas ainda existe esse tipo de ser humano, sim. São essas pessoas que você admira, que você quer como amigo, que você quer ser quando crescer.

É preciso ter coragem e paciência. Às vezes é preciso recomeçar uma ou cinco vezes. Sem se importar com os passos dados para trás, e sim com o impulso que será dado.
Recomeçar é ver na prática as voltas que o mundo pode dar, é descobrir que o final é variável e que nem sempre depende das nossas escolhas. Recomeçar é renascer sempre que se sentir velho demais, cansado demais, triste demais. Recomeços são cheios de vida e esperança, cabe a nós fazermos a diferença, para que ele não seja invocado em vão…e aí está outro assunto que poderia muito bem ser um recomeço para esse texto.