Receituários com carimbo e assinatura falsa de uma médica estão sendo usados para compra de medicamentos controlados em Bento Gonçalves. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 4 de julho, após realização de Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). Esses receituários médicos facilitavam a compra dos produtos em diversos estabelecimentos farmacêuticos da cidade e foram denunciados por um funcionário da secretaria municipal da Saúde.

De acordo com o registro policial, a fraude ocorreu em pelo menos três ocasiões nos últimos dois meses: no dia 10 de maio e nos dias 5 e 6 de junho, onde uma suposta paciente teria ido aos estabelecimentos com o documento falso e efetuado a compra.

Nas receitas, constam um carimbo de uma médica da região metropolitana, com a assinatura falsificada e o medicamento de uso controlado. Em nota, a Prefeitura Municipal informou a tomada de providências, entre elas, a realização de um BO, bem como, a contatação com estabelecimentos para que não sejam dispensados os medicamentos com possíveis receitas falsas que levem o nome da profissional. Além disso, o município já entrou em contato com a médica, cujo nome consta no receituário e que, segundo a SMS, nunca fez parte do quadro de profissionais da SMS. “Ela reside no município da região metropolitana e já comunicou as autoridades responsáveis sobre o furto do seu carimbo profissional”, explica a nota.

Segundo o registro policial, a mulher suspeita pelas compras dos medicamentos já teria utilizado também uma cópia de uma receita em nome de outra pessoa, inclusive com o RG.

A 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) também foi comunicada sobre os fatos para que seja feito o repasse das informações aos demais municípios da região.

Foto: Reprodução