A Receita Federal realizou a doação de 200 testes rápidos para detecção do novo coronavírus ao município de Bento Gonçalves. A entrega ocorreu nesta terça-feira, 21. O material deverá ser integrado com os demais instrumentos utilizados pelo município no combate à doença.

A doação para Bento Gonçalves integra um trabalho realizado pela Receita em todo o Brasil. Além de Bento, as cidades de Veranópolis e Guaporé também receberam os kits. Ao todo, 14 mil testes serão distribuídos em todo o Rio Grande do Sul. “São kits encaminhados para a 10ª região fiscal, e  recebidos pelo perdimento, mercadorias que foram apreendidas por problemas de importação. A contrapartida é a realização do teste dos servidores das unidade”, disse o delegado regional, Nilson Sommavilla Primo.

De acordo com a prefeitura de Bento Gonçalves, atualmente os testes são realizados seguindo os protocolos estabelecidos pelas autoridades de saúde. Pacientes com sintomas graves, além de profissionais de saúde e da segurança pública, idosos e demais pessoas monitoradas pela Secretaria da Saúde são, atualmente, o público testado. A janela imunológica para testagem ocorre após o 10º dia de aparecimento dos primeiros sintomas. 

Fotos: José Martim Estefanon