Bento Gonçalves figura entre os 20 destinos que mais se destacaram no Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2015, conferido pelo Ministério do Turismo (MTur), em parceria com Sebrae e Fundação Getúlio Vargas (FGV). Entre as não-capitais, Bento ocupa a 2ª posição, atrás apenas de Foz do Iguaçu (PR). O relatório foi divulgado nessa quinta-feira, 10 de dezembro.

O índice vai de 0 a 100 e é composto por 13 indicadores, como infraestrutura, oferta de equipamentos turísticos e aspectos sociais. São 65 os destinos avaliados, divididos entre capitais e não-capitais. Entre as não-capitais, a média nacional registrada foi de 53,5. Bento Gonçalves atingiu 72,9. Entre os aspectos, Bento Gonçalves esteve entre os dez melhor pontuados em: Cooperação Regional (1º – 89,9); Economia Local (8º – 84,6); Aspectos Sociais (3º – 80,1) e Marketing e Promoção do Destino (5º 85,6).

Em todos eles, a cidade alcançou um mínimo de 20 a 30 pontos a mais do que a média nacional, com destaque no quesito Cooperação Regional, cuja diferença foi de quase 40 pontos. Esse aspecto, conforme o relatório, considera ações como: governança, projetos de cooperação regional, planejamento turístico regional, roteirização e apoio à comercialização de forma integrada.

Para o secretário municipal de Turismo, Gilberto Durante, o quesito reafirma o compromisso de Bento Gonçalves em desenvolver a região como um todo. “Temos esquecido as delimitações geográficas, entendendo que melhor do que crescer, é crescer junto, de forma integrada. É por isso que nossos fóruns de planejamento, nossos materiais para promoção de eventos, sempre contam com a presença de outros municípios próximos. Estamos cumprindo com nosso papel de Destino Indutor de Turismo, e isso nos orgulha muito”. O Secretário acrescenta, ainda, a parceria de Bento Gonçalves com destinos como Gramado e Porto Alegre, objetivando a venda de pacotes de viagem que integram a Serra Gaúcha à capital.

Na dimensão Marketing e promoção do destino, são considerados aspectos como plano de marketing, participação em feiras e eventos, promoção do destino, entre outros. Nesse sentido, o prefeito Guilherme Pasin ressalta o empenho da administração que, em parceria com empreendimentos e associações do turismo local, não tem medido esforços para potencializar o reconhecimento de Bento Gonçalves no turismo nacional e também internacional. “A atividade turística está entre os principais pilares de desenvolvimento do nosso município. Cientes disso, planejamos, melhoramos a infraestrutura, participamos de eventos e feiras do setor. Buscamos sempre ampliar a visibilidade de Bento Gonçalves, que e o principal destino enoturístico do Brasil”, complementa.

Dimensões

O Índice de Competitividade do Turismo avalia os municípios nas seguintes dimensões: Infraestrutura geral; Acesso; Serviços e equipamentos turísticos; Atrativos turísticos; Marketing e promoção do destino; Políticas públicas; Cooperação regional; Monitoramento; Economia local; Capacidade empresarial; Aspectos sociais; Aspectos ambientais e Aspectos Ambientais.

Informações da Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura.