Ranking foi elaborado pelo Centro de Liderança Pública em parceria com uma plataforma de inteligência que aumenta a eficiência das finanças municipais e o Sebrae. Objetivo é analisar a capacidade competitiva das cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes

Um ranking produzido com objetivo de avaliar a competitividade dos municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes apresentou a Capital Nacional do Vinho como bem posicionada, na 51ª colocação geral e com indicadores acima das médias obtidas pelo Rio Grande do Sul, Região Sul do país e pelo próprio Brasil. Bento teve nota geral de 55,13 pontos, enquanto o estado ficou com 48,98, a Região Sul alcançou 50,78 e o Brasil não passou dos 46,61 pontos. O trabalho foi elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com o Instituto Gove e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e divulgado na última quinta-feira, 19.

No Rio Grande do Sul, o município ficou na quarta colocação, atrás apenas de Porto Alegre (primeira posição no estado e 10ª na classificação nacional), Lajeado e Caxias do Sul. E ficou à frente de cidades economicamente importantes como Novo Hamburgo e São Leopoldo (polo calçadista) do Vale dos Sinos, além de Canoas, Esteio, Gravataí e Cachoeirinha (as duas últimas com predominância industrial, polos metal-mecânico e de produção de automóveis), ambas da Região Metropolitana de Porto Alegre. Para formulação do ranking de competitividade foram avaliados 12 pilares temáticos divididos em três dimensões: economia, instituições e sociedade.