Para quem busca emagrecer e não quer sofrer aquele famoso efeito sanfona, saiba que dietas restritivas (dieta da proteína, dieta sem açúcar, da sopa, shakes, etc.) ou mesmo o famoso “projeto verão” não são o caminho. Vou te dizer o porquê.

Dados de estudos mostram que 95% das pessoas que perdem peso com dietas restritivas recuperam o peso anterior ou até mais quilos num período entre 6 meses e 2 anos. Isso acontece porque quando comemos muito pouco para emagrecer, nosso corpo envia dois sinais: aumento da fome (para você buscar comida e repor energias para sobreviver) e redução da taxa de metabolismo (o corpo poupa energia, já que a mesma não está sendo suficiente). Se você quer resultados permanentes, não faça parte desta estatística!

A dieta, para dar certo, precisa necessariamente de 3 elementos. São eles (leia com atenção):

– Respeitar suas necessidades metabólicas: não é necessário cortar calorias exageradamente ou grupos alimentares (como os carboidratos, por exemplo), pois seu corpo depende de energia para sobreviver e ele não aguenta muito tempo a restrição. O ideal é comer equilibradamente um pouco de tudo, isso é libertador!

– Levar em conta sua vida social: como qualquer ser humano você deve ter uma vida social onde costuma participar de festas, jantares, confraternizações e viagens e, provavelmente gosta disso. Então, se sua dieta não permite ter uma vida social, provavelmente essa não vai durar muito tempo. Neste caso, como as festas são situações pontuais, elas não vão fazer diferença na sua composição corporal e te engordar, pois ainda tem todas as outras refeições equilibradas que você faz na sua rotina.

– Prazer em comer: sua alimentação deve ser prazerosa, pois a comida tem uma função que vai além de nutrir. A nossa alimentação é cultura, é afeto, é sentimento. O alimento nos traz memórias e muitas sensações boas. Por isso, se na sua dieta você precisa comer o que não gosta ou come sem respeitar seu paladar, ela vai ter prazo de validade. Não existem alimentos proibidos ou liberados e sim aqueles que a gente deve comer de vez em quando e outros que devem fazer parte da rotina, por isso, volto a dizer que equilíbrio é tudo quando se trata de emagrecimento definitivo.

Evite seguir dietas da moda, dicas de blogueiras ou receitas de revista. Não existe uma fórmula padrão. A alimentação deve ser individualizada levando em conta a rotina de cada um (trabalho, estudos, filhos, etc), o padrão de atividade física, qualidade de sono, função intestinal, hidratação, entre outros. Isso tudo fará diferença.

Ao invés de projeto verão 2018, 2019…. faça o projeto do corpo que você quer ter na sua vida – começar agora para ter resultados para sempre. Se você quer de verdade e fizer a sua parte, você consegue, basta ter a orientação adequada especialmente feita para você.

Para informações entre em contato pelos fones (54)3702-1574 ou 99957-3238. O consultório fica na rua Herny Hugo Dreher, 611 bairro Planalto, na Clínica Espaço Equiliibrium.

Por: Letícia Bettinelli Carraro
CRN2 10882
Nutrição Personalizada e comportamental
Líder de emagrecimento
Clínica Espaço Equiliibrium