Na histórica e tradicional localidade de Santo Antão, uma das mais antigas da cidade, a devoção e a celebração foram os destaques do último fim de semana, quando 450 fiéis se reuniram para honrar o padroeiro em uma festa marcada pela fé, tradição e união

Sendo um dos bairros mais antigos da cidade, Santo Antão, em seu início, era considerado interior. Com o passar dos anos e a chegada de mais pessoas e empresas tornou-se um bairro bastante completo. Desta forma, a festa da comunidade é amplamente reconhecida, e seus moradores são altamente participativos. Cerca de 450 pessoas estiveram presentes celebrando o evento alusivo ao padroeiro.
Gilberto Gava, coordenador da equipe administrativa da comunidade há oito anos, relata como é organizada a principal festa do bairro. “Ela leva em torno de dois a três meses para ser preparada, começando com a venda de ingressos e o convite aos moradores da comunidade, seja pessoalmente ou por meio de ligações. As compras são feitas por último”, explica.

Para ele, a celebração é a soma de um trabalho desenvolvido ao longo de muitos anos, e que o deixa orgulhoso com o resultado alcançado. “Vemos o fruto do trabalho que realizamos ao longo do ano. Temos uma comunidade participativa e uma equipe que procura envolver as pessoas para dar continuidade ao trabalho que ocorre há anos. Apesar de não termos atingido a expectativa de 500 pessoas, conseguimos reunir 450, o que é um resultado excelente e dentro do esperado”, destaca.
Gava ainda relembrou como começou sua participação na comunidade junto de sua esposa. “Sempre participamos dos almoços e jantares, mas nunca como coordenadores. Depois de atuarmos como festeiros de Cristo Rei e nos envolvermos com a comunidade e as pessoas, fomos convidados a trabalhar aqui”, lembra.

O presidente da celebração em honra a Santo Antão, o padre Miguel Mosena falou sobre a importância da comemoração. “Anualmente, a comunidade se mobiliza para preparar esta festa, desde a preparação espiritual, que envolve a catequese e as lideranças, resultando em um belo tríduo. A festa de Santo Antão é tradicional nesta região da cidade, sendo a primeira comunidade desta zona e a mais antiga. Portanto, muitas pessoas que pertencem a outros bairros têm suas raízes em Santo Antão”, ressalta.
O casal Fábio Casonatto e Susana Rebelatto foram um dos quatro casais festeiros do evento. “Quando era mais novo, ajudava meu pai, que era fabriqueiro (organizador). Então me tornar festeiro é algo que me deixa muito orgulhoso”, lembra Casonatto.

Da esquerda para a direita: Idene Frizzo, Leni Sandrin e Helena Simoni dos Santos, foram umas das 10 mulheres que prepararam o almoço


Para Susana, foi um momento único também participar dessa forma. “É muito gratificante poder ser parte da comunidade, estar envolvida na organização da festa e presenciar todo o movimento que ocorre antes para que chegue a esse dia e fazer essa linda celebração”, relata.

Ambos entendem a responsabilidade de liderar uma festa como essa, mas o resultado os deixou muito satisfeitos. “Não é um trabalho árduo, mas que cansa a mente. É preciso cuidar de todos os detalhes para que não falte comida, bebida, controlar a quantidade de ingressos. Mas no final, deu tudo certo, e todos saíram realizados”, destaca.

Além disso, Susana compreende a importância em realizar uma boa festa para atrair mais pessoas nos próximos anos. “Acredito que é uma grande responsabilidade, pois queremos que a experiência seja completa, que as pessoas saiam daqui satisfeitas e voltem no próximo ano para prestigiar a festa de Santo Antão”, conclui.

Isaac Querino e sua esposa Clécia Lazari, presentes no evento religioso


Carlos Isaac Querino participa das festas da comunidade por conta da empresa em que trabalha, e sempre que possível, está presente. “A festa está excelente, nota 10. O pessoal é muito atencioso e qualificado. Tenho 48 anos e, nos últimos anos, estou mais religioso do que em toda a minha vida. Acho que as festas da comunidade são extremamente importantes para sempre lembrarmos de nossos padroeiros e agradecermos a eles pelas graças”, declara.

Teresinha Piovesana, coordenadora de liturgia e catequista da comunidade há 26 anos, expressa seu orgulho. “Estamos muito felizes porque fizemos um tríduo e tivemos uma boa participação da comunidade, então é mais uma etapa realizada. Nossa festa sempre dá certo porque Santo Antão é poderoso e sempre nos ajuda. Somos um povo acolhedor e temos uma comunidade linda, com um centro de catequese. Nossa igreja tem quase 100 anos e foi restaurada há pouco tempo, e os moradores colaboram muito para mantê-la tão bonita”, observa.

Casais Festeiros:

Ao total, quatro casais foram os festeiros da festa, sendo eles: Vicente Gava Junior e Michele Zanatta; Andréia Sandrin e Rodrigo Pomiecinski ; Valdemar Bernardi e Cláudia Trevisan e Fábio Casonatto e Susana Rebelatto

Os casais de festeiros, da esquerda para a direita: Vicente Gava Junior e Michele Zanatta; Andréia Sandrin e Rodrigo Pomiecinski ; Cláudia Trevisan; Fábio Casonatto e Susana Rebelatto