Após de longos meses de espera e preparação, a Divisão de Acesso de 2024 deu seu pontapé inicial. Os torcedores bento-gonçalvenses, que aguardavam ansiosamente o Tivo jogar, puderam sentir um pouco da emoção que vai acompanhar a temporada no último sábado, 13, quando o Esportivo enfrentou o Gaúcho de Passo Fundo, ficando somente no empate.

O ano de 2023, não foi dos melhores para os entusiastas do Alviazul. O Esportivo jogou o Campeonato Gaúcho, porém após uma péssima campanha terminou na penúltima colocação com seis pontos, sete derrotas, três empates e somente uma vitória. Com o desempenho apresentado, o clube bento-gonçalvense foi rebaixado para a Divisão de Acesso.

Agora, o Esportivo busca voltar à elite do futebol gaúcho. Devido a isto, o clube se estruturou com o ex-presidente Leocir Glowacki dando seu lugar à Douglas Tedesco, que assume a presidência para a gestão 2024-2025. Além da troca da direção, o clube teve que ir ao mercado de técnicos duas vezes.

O primeiro nome anunciado foi de Fabiano Daitx, que antes mesmo de realizar uma partida no comando da equipe, desligou-se para comandar o Brasil de Pelotas, onde realizou uma ótima campanha na primeira divisão estadual, terminando na sétima colocação, se classificando assim para as quartas de final, sendo eliminado pelo Internacional.

O segundo e atual nome que assumiu foi de Gustavo Papa, que em certo momento de sua carreira foi auxiliar de Rogério Zimmermann. Papa esteve à frente do clube em três partidas; dois amistosos e o primeiro jogo da Divisão de Acesso, somando duas vitórias e um empate.

Além disso, o treinador foi responsável junto a Tedesco em realizar toda a montagem e planejamento do elenco. Sendo assim, para a temporada o Esportivo trouxe até o momento 20 jogadores, sem gastar nenhuma verba destinada a contratações. Além das transferências gratuitas, o clube subiu 10 atletas da base para o elenco principal, totalizando 30 jogadores no elenco para a disputa da Divisão de Acesso de 2024.

Confira as contratações

Goleiros: Rafael Roballo (ex-Rio Claro-SP) e Ronald (ex-Juventude); Laterais: Cristian Lessa (ex-Guarany de Bagé) e Samuel Balbino (ex-Linense-SP); Zagueiros: Júnior Fell (ex-Operário-MS), Kelvin (ex-Serra Branca-PB); Jackson (ex-Sertãozinho) e Dieter (ex-Gramadense); Volantes: Chicão (ex-Avenida), Murillo Xavier (ex-Guarany de Bagé), Kaio (ex-Bahia de Feira), Thiago (ex-Brasil de Pelotas) e Thobias Fernandes (ex-Gramadense); Meias: Maurício Ferreira (ex-Iporá-GO) e Giovanni (ex-Guarany de Bagé); Atacantes: Gustavo Sapeka (ex-Rio Claro-SP); Marcos Paulo (ex-Goianésia-GO); Lucão (ex-Imbituba-SC), Thalles (ex-Pelotas) e Victor Jesus (ex-União Suzano).

O Esportivo está no Grupo A da Divisão de Acesso, ao lado de Brasil de Farroupilha, Cruzeiro de Porto Alegre, Gaúcho de Passo Fundo, Glória de Vacaria, Passo Fundo, União Frederiquense e Veranópolis. Esta primeira fase da competição será disputada em dois turnos, com jogos de ida e volta. Classificam-se para a segunda fase os quatro melhores de cada grupo. Nas quartas de final, os confrontos serão em mata-mata, com o primeiro colocado de cada grupo enfrentando o quarto colocado e o segundo lugar, enfrentando o terceiro.

Para chegar até a tão aguardada vaga na Série A, o clube vai realizar 18 partidas. Serão 14 jogos na primeira fase, dois nas quartas de final e dois na semifinal. Chegando à final, o Alviazul já estará garantido na elite do futebol gaúcho.