Em Bento, recadastramento biométrico deve ser realizado até 2022, mas chefe do cartório afirma que necessitará de mais capacidade para atender município

A quatro anos do final do prazo para o recadastramento biométrico em Bento Gonçalves, cerca de 37% dos eleitores já fizeram o processo. Isso equivale a aproximadamente 32,9 mil eleitores, sendo que a meta, neste ano, é cadastrar mais 8,8 mil.
De acordo com informações do Cartório Eleitoral que responde à região, Bento Gonçalves tem até o último ano do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral para realizar o procedimento, ou seja, 2022. Mesmo assim, o chefe do Cartório Eleitoral, Ricardo Abreu, afirma que a capacidade limitada do escritório pode dificultar a realização de todos os cadastramentos.
Ele observa que os eleitores estão procurando se adiantar, uma vez que a campanha da Justiça Eleitoral está forte e tem gerado dúvidas nos votantes quanto aos prazos para a regularização. “Durante todo o ano de 2017, desde que começou a divulgação, a gente já vem enfrentando filas. A capacidade do cartório é baixa, nós temos cinco pontos de coleta de biometria para 90 mil eleitores”, ressalta.
Neste ano, o cartório atende apenas até maio, em função das eleições. Por isso, de acordo com Abreu, a meta está reduzida. “Acredito que no ano que vem vamos ter uma meta mais forte, porque tem bastante gente para atender”, afirma. Além disso, ele espera que seja providenciado outro escritório e mais pontos de recadastramento. “Com a capacidade que nós temos hoje, talvez seja necessário que façamos um mutirão, no final, para atender todo mundo, vamos ter que buscar alternativas”, prevê.

Uma questão de cultura

Na opinião de Abreu, é da cultura do brasileiro deixar para a última hora. Por isso, ele observa que muitas pessoas só se dirigem até o cartório porque pensam que o prazo para o cadastramento é até as próximas eleições. “Nós buscamos escolas estaduais e municipais, enviamos circulares de bilhetes para os pais, informando que já era possível fazer a biometria. Isso acabou gerando dúvida, se era obrigatório ou não”, explica.
Nos anos anteriores, o Cartório Eleitoral já realizou o recadastramento dos eleitores de Pinto Bandeira, Santa Tereza e Monte Belo do Sul. O prazo final para Bento Gonçalves é 2022.

 

Etapas do recadastramento biométrico

1º Agende seu atendimento:

Para evitar filas e facilitar a organização interna do cartório, você pode agendar seu atendimento no site tre.jus.br. Pelo sistema, é possível selecionar a data e a hora do atendimento.

2ª Compareça no cartório com os documentos necessários e no horário agendado:

Para ser atendido, o eleitor precisa apresentar qualquer documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência recente e título de eleitor.

3ª Dados atualizados:

A partir das informações apresentadas pelos eleitores, o Cartório Eleitoral realiza uma revisão e uma atualização do eleitor. Além disso, é realizada a coleta das digitais da mão, a fotografia e a assinatura digital.