*Por Dejair Bento

Caros leitores, amigos, professores, estudantes e comunidade de Bento Gonçalves, falar de educação sempre é muito complexo e desafiador, sobretudo, após termos vivido um período pandêmico que nos afastou fisicamente das pessoas e dos prédios escolares.

Pensar em uma educação de qualidade, requer pensar em profissionais da educação que tenham qualificação suficiente para dar conta das demandas atuais da sociedade. Pensar no futuro da educação ou na educação do futuro é pensar colaborativamente, é reimaginar nossos futuros juntos, como está descrito no Relatório da Comissão Internacional sobre os Futuros da Educação, da UNESCO.

Pensar no futuro da educação é pensar sobre qual educação queremos ou o que queremos da educação (e da escola)? Pensar no futuro da educação ou na educação do futuro é pensar em cidades inteligentes, em cidades sustentáveis, em cidades educadoras, é pensar a educação como PRIORIDADE. Pensar no futuro da educação ou na educação do futuro é olhar para nossas crianças, jovens e adultos e querer que todos tenham acesso a uma educação de qualidade, integral e em tempo integral. Pensar no futuro da educação ou na educação do futuro é cuidar da primeira infância, é querer todas as crianças na escola.

Pensar no futuro da educação ou na educação do futuro é garantir uma escola adequada, com espaços atraentes, com equipamentos e com os profissionais da educação, em quantidade necessária para oferecer uma educação de QUALIDADE. Pensar no futuro da educação ou na educação do futuro é não usar a educação como um negócio para favorecer interesses pessoais, é não atrapalhar o avanço das políticas públicas, mas sim contribuir para que o que é necessário seja feito, independente de quem seja o prefeito, o governador ou o presidente.

Pensar no futuro da educação ou na educação do futuro é pensar que temos um tesouro a descobrir e que precisamos a cada tempo, assinar um novo contrato social para a educação.

*Dejair é Coordenador da CTB Educação do Bento+20