Cerca de mil pessoas pintaram de branco, preto e vermelho o salão da Linha Alcântara na noite de sexta-feira, 4 de março. A data marcou a filiação de quatro vereadores municipais ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Os parlamentares Valdecir Rubbo, atual presidente do Legislativo, Clemente Mieznikowski, Paulo Cavalli (Paco) e Valdemir Marini, além do suplente Ivar Castagnetti, agora compõem a maior bancada partidária da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves.

De manifestações encorajadoras a críticas ao Governo Central, os discursos deferidos pelos representantes do partido de Getúlio Vargas deram um vislumbre do que será o cenário político municipal em 2016. Abrindo os pronunciamentos, o presidente da legenda no município, Jairo Alberici, ressaltou a importância da afiliação dos edis para o partido tal qual ao futuro da sigla na cidade. “O PTB inicia hoje uma nova caminhada. A vinda destes valorosos integrantes contribuirá de forma significativa para o nosso crescimento”, reitera.

Dando sequência ao protocolo, o chefe do Executivo, Guilherme Pasin, deu destaque em seu pronunciamento ao atual cenário de corrupção nacional, citando o notório envolvimento petista nas investigações. “Hoje a nação brasileira sai fortalecida, com a certeza de que nenhuma pessoa ou grupo pode ser maior do que a nossa pátria”, declara. O prefeito também fez menção à importância da filiação dos parlamentares na sigla e a relevância de união de esforços na busca por um objetivo em comum.

Um dos nomes mais icônicos da noite, o ex-senador e presidente de honra, Sérgio Zambiasi, foi recebido em meio a um mar de flâmulas partidárias hasteadas que enalteciam a força da sigla. Em seu discurso, o camarista deu as boas vindas aos novos filiados. “Vocês estão dando um passo transformador rumo a um futuro melhor, ainda mais desenvolvimentista para todos os que aqui nasceram ou escolheram para construir suas famílias suas vidas”, pontua.

Ovacionado pelos presentes, o até então único vereador da sigla no Legislativo, Leopoldo Benatti (Raquete), salientou que o partido será fundamental nas eleições deste ano. “Tenho certeza de que enquanto trabalharmos juntos o PTB será decisivo no cenário municipal”, declara.

Reafirmando seu compromisso com a política do município, em seu pronunciamento, o vereador Clemente Mieznikowski, pôs em evidência a falta de espaço para individualismo e reiterou a inevitabilidade da inserção de novas ideias no meio político. “Precisamos parar com as políticas de ódio em Bento Gonçalves. Fazer a cidade crescer, só depende de nós”, defende.

Um dos principais nomes da noite, o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Valdecir Rubbo, enfatizou a receptividade do partido e o comprometimento em fazer uma boa política em seu novo caminho. “Fazemos agora parte do grupo de trabalho do PTB. Queremos contribuir para podermos inovar e renovar a política no nosso município, que é desejo do povo”, afirma.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 12 de março.