A contagem regressiva rumo ao centenário do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC/BG) já começou. A largada para essa contagem foi dada na sexta-feira, 28 de junho, em um jantar comemorativo aos 99 anos do CIC/BG, evento que reuniu mais de 250 pessoas no Salão Carmenère do Dall’Onder Grande Hotel. A noite foi formada por ingredientes que transmitem o sucesso da entidade ao se aproximar dos 100 anos: companheirismo, união, prestígio e participação. Bastante emocionados com as homenagens recebidas, 18 ex-presidentes, que estiveram à frente da entidade em períodos que partem de 1962 até 2013, participaram do evento.

Associados e lideranças de Bento Gonçalves fizeram questão de parabenizar o atual presidente da entidade, Jordano Zanesco, pelo sucesso do CIC/BG. “É o legado deixado pelos ex-presidentes e colaboradores do CIC. Nós já reconhecemos o belo trabalho feito por vocês e agora precisamos seguir o exemplo”, completou Zanesco. Todos os ex-presidentes tiveram lugar de destaque durante a noite. Eles foram recebidos de forma carinhosa pela equipe do CIC e, ao final da noite, foram chamados ao palco para que recebessem um sabre das mãos de Zanesco. Enquanto eram encaminhados ao palco, foram aplaudidos em pé pelo público. Emyr Farina, ex-presidente da entidade de 1962 a 1965, época em que a entidade uniu a Associação Comercial com o Centro da Indústria Fabril, foi reverenciado pelos ex-presidentes. Na saída dos empresários do palco, um corredor formado por atuais colaboradores do CIC aplaudiu cada ex-presidente, emocionando quem assistiu a cena.

“O CIC/BG é a porta de entrada para que os anseios da comunidade empreendedora da cidade sejam ouvidos. Somos o braço forte do empresário e queremos ajudá-lo com visões de futuro”, disse Zanesco em seu discurso. O prefeito Guilherme Pasin responsabilizou o CIC e o compromisso empreendedor de cada líder pelo bom índice de Desenvolvimento Humano de Bento Gonçalves, uma vez que a cidade ocupa a primeira colocação neste quesito. “Nesta noite, estamos fazendo o coroamento perante a sociedade do empreendedorismo e da pujança econômica de Bento Gonçalves. A história do CIC se confunde com a história do crescimento de nossa cidade”, completa.

Um livro que narra a história do centenário do CIC será lançado no aniversário de 2014. A intenção é resgatar a colaboração de cada líder da entidade, bem como todos os desafios e dificuldades superados para que a entidade chegasse ao seu centenário forte, íntegra e com a participação de mais de 680 associados.