Há seis meses à frente do Lar do Ancião, a nova diretoria já está colhendo os frutos do trabalho desenvolvido ao longo deste período. Muitos projetos estão sendo colocados em prática, contribuindo positivamente para o bem-estar e a qualidade de vida dos 56 idosos que lá estão acolhidos. A entidade, que é filantrópica e sem fins lucrativos, atua desde 1990 e se mantém através de doações da comunidade, familiares e contribuições dos idosos.

De acordo com o presidente da instituição, José Foresti, graças ao engajamento e ao trabalho em equipe é possível a construção de parcerias duradouras. “Fizemos um planejamento no início de nossa gestão, com projetos que estão sendo levados à risca. Alguns já foram concluídos, outros estão em andamento e alguns ainda estão por vir. Desta forma, estamos resgatando a nossa credibilidade perante à sociedade”, pontua.

Uma das grandes conquistas do Lar do Ancião foi a doação – feita pela família Cini-, de uma câmara fria para resfriamento e congelamento, principalmente de perecíveis. Com isso, há um aumento na qualidade dos alimentos, bem como permite à comunidade doar produtos desta natureza. Outro destaque é um projeto, em parceria com o Rotary Planalto, para a instalação de energia fotovoltaica. Com a finalização da colocação das placas – prevista para até o final do ano-, a conta de energia elétrica diminuirá em até 70%, e isso auxiliará para a contenção de custos no Lar do Ancião. “Com o valor que sobra, conseguiremos investir em outros projetos, manter a qualidade dos que já são desenvolvidos, bem como manter a folha de pagamento em dia”, pontua a 1ª vice-presidente da casa, Marinete de Carli.

Outra proposta importante é o projeto Mil Amigos. Através de boleto bancário, as pessoas podem contribuir com valores – que cabem no seu bolso-, para a manutenção do lar. Além disso, a horta foi revitalizada, frutas, verduras e legumes que lá crescem, são consumidas pelos idosos, o que auxilia em uma alimentação mais saudável. Em poucos dias, deverá ser iniciada a construção de uma sala específica para as atividades físicas. Será o espaço ‘academia dos idosos’, com equipamentos apropriados para auxiliar na manutenção e na reabilitação das pessoas acolhidas. Tudo isso será construído através de doações de empresas e da comunidade em geral.

Outras parcerias, com universidades do município, proporcionam atendimentos em diferentes áreas, como fisioterapia, psicologia, financeiro, administrativo e até mesmo gastronomia, além de demais empresas que realizam doações de diversas formas. “Conseguimos concretizar sociedades muito bonitas e queremos que cada vez mais haja o envolvimento das pessoas, pois consideramos que o Lar do Ancião é uma extensão da nossa família”, salienta o 2ª vice-presidente, César Cini.

Como forma de angariar fundos para manter a instituição, o Lar do Ancião promove um bingo beneficente, que será realizado hoje, 5 de outubro, no salão da comunidade do bairro Licorsul, a partir das 19h30. Cada cartela custa R$ 15 e dá direito a 9 rodadas. Haverá rodada extra e lanches à venda no local. Ingressos à venda na entidade ou na loja Recanto dos Animais. Mais informações pelos telefones (54) 3451 3444 ou 98418 9647, junto ao Lar do Ancião. Também, daqui a alguns dias será lançada uma rifa em prol da entidade, com vários prêmios.