O Bento Vôlei anunciou, por meio de nota oficial na tarde desta sexta-feira, 31, a suspensão do projeto social Sacada Solidária. A decisão foi tomada devido à falta de repasses de recursos já captados por meio da iniciativa privada, mas que precisam ser feitos via Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves. O projeto social existe há 12 anos e atende mais de 700 crianças entre sete e 17 anos, em diversos núcleos da cidade.

A suspensão é válida a partir de hoje, 1º de abril, e só será revogada, segundo a nota, “até que seja efetuado e efetivado o repasse dos recursos captados pela entidade e já depositados junto ao Comdica”. Os valores estão disponíveis desde o dia 31 de dezembro de 2016. O documento é assinado pelo presidente do clube, Marcos Paulo Machado, e pelos demais componentes da diretoria do Bento Vôlei.

De acordo com o presidente do clube, a manutenção do projeto sem os repasses chegou “no limite” e, por conta disso, não conseguirá dar sequência ao projeto. O recurso, já captado, estaria indisponível por conta de entraves burocráticos, na avaliação do presidente. “Estamos movimentando todos os segmentos do município para tentar reverter a situação o mais rápido possível”, comentou.

Ainda segundo ele, o clube tem consciência da noção da dimensão do projeto, e do impacto que ele tem na vida das crianças com vulnerabilidade social atendidas. Ele alerta, no entanto, que todas as instituições que desenvolvem trabalhos com crianças em contraturno, e possuem repasse pelo Comdica, estão ameaçadas. “Fizemos tudo que estava ao nosso alcance, mas estamos de mãos amarradas”, lamenta ele.

Em nota, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Finanças, afirmou que “entrou em vigor em janeiro de 2017 a Lei Federal 13.019 que estabelece um regime jurídico das parcerias entre a Administração Pública e as Organizações da Sociedade Civil, em regime de mútua cooperação, para a consecução de finalidade de interesse público e recíproco. Tal lei estabelece novas regras para a apresentação de projetos e liberação de recursos”.

Na próxima segunda-feira, 3 de abril, às 15h, a diretoria do Bento Vôlei dará uma coletiva de imprensa, e coloca-se à disposição de pais, educadores, imprensa e comunidade em geral para esclarecer os pontos relacionados à suspensão do projeto. A entrevista será realizada no Ginásio Municipal de Esportes. A nota do clube, na íntegra, está disponível aqui.