As soluções para o tráfego nas principais rodovias estaduais da Serra Gaúcha foram apresentadas pelo Estado na manhã desta sexta-feira, 17 de outubro, em Farroupilha. O evento, no Salão Nobre da Prefeitura, contou com a presença de prefeitos da região, deputados estaduais e autoridades do município.

Para a ERS-122, o presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Luiz Carlos Bertotto anunciou os projetos de duplicação da via – de São Vendelino a Farroupilha – e de construção de viaduto em alternativa a um dos intervalos mais perigosos da via, a conhecida Curva da Morte, no quilômetro 47. “É a solução daquele que é o trecho mais difícil, onde temos um grande número de mortes na serra. Das cinco opções, já escolhemos uma, e, lá por fevereiro ou março de 2015, já estaremos com o projeto pronto. Esse, que é complexo, porque é feito em meio às montanhas e demanda de um estudo profundo”, destacou.

Conforme o diretor adjunto da Bourscheid Engenharia e Meio Ambiente, Carlos Roberto Muller, o viaduto escolhido terá duas pistas, com duas faixas cada, acostamentos internos e externos, 300 metros de comprimento e pilares de 35 metros de altura. A fase é de estudo ambiental e conversa com a comunidade instalada nas proximidades. Este será o único local com alteração de traçado. Já a rodovia, além da duplicação, receberá novas intersecções, muros de contenção e mirantes. A previsão de investimento é de R$ 260 milhões.

A segunda proposta é a obra de interseção da RSC-453 com a RSC-470, que liga especialmente as cidades de Bento Gonçalves, Farroupilha e Garibaldi. “Esse lugar tem sido um dos mais perigosos, o famoso trevo da Telasul, e por isso, tivemos que priorizá-lo. Ele fazia parte da duplicação da RCS-453, mas resolveu-se adiantar a construção”, ressaltou o diretor da Secretaria de Infraestrutura e Logística do Estado (Seinfra), Silvio David. O projeto prevê a construção de duas elevadas, uma inferior no sentido Farroupilha – Garibaldi e uma superior no sentido Bento Gonçalves – Farroupilha, dois retornos e ruas laterais para uso da comunidade. O custo da obra alcançaria os R$ 35 milhões.

O prefeito Claiton Gonçalves enfatizou a necessidade dos avanços, visto o crescimento econômico dos municípios. “A região hoje é o segundo polo de transformação metal mecânica do país, mas continuamos mal ligados ao estado. Vias foram sendo abandonadas ao longo do tempo e assim se criou a ERS -122, em uma montanha, uma estrada difícil, e que merece sim uma profunda reflexão”. Falou ainda sobre a importância das sugestões serem apresentadas na esfera pública. “Inauguramos um novo momento, onde os entes políticos, que são representantes do voto, discutem as necessidades da população. Me agrada muito que se venha apresentar em Farroupilha, soluções que vão trazer desenvolvimento a toda região. Isso nasce de um diálogo honesto e republicano e é fundamental”, pondera.