O dia 16 de outubro, data em que é celebrado o Dia Mundial da Alimentação, ficará marcado na memória de cerca de 350 pessoas, contempladas com lanches e refeições cedidas pelo Sindicato das Indústrias da Alimentação de Bento Gonçalves (Sindal). A ação, que acontece pelo terceiro ano consecutivo, tem por objetivo, além do cunho filantrópico, conscientizar a população sobre a importância de consumir alimentos com procedência fiscalizada.

O dia começou com um café da manhã especial para os funcionários e moradores do Lar do Ancião, seguido da distribuição de mais de 250 cachorros-quentes na Associação Bento-Gonçalvense de Convivência e Apoio à Infância e Juventude (Abraçaí), finalizando com um lanche de doces e salgados para 25 alunos da Associação de Pais e Mestres (APAE).

O presidente da Sindal, Valdecir Durli, vê na iniciativa não só uma forma de compaixão com os mais necessitados, mas também uma oportunidade para falar sobre os perigos de consumir alimentos de vendedores ambulantes. “Nós sempre utilizamos a frase ‘Não economizar no bolso e sim no hospital’ para alertar a população sobre os perigos da alimentação ilegal, assim valorizando o comerciante”, destaca.

“Arrecadamos os alimentos e distribuímos neste dia às associações como forma de retribuição a sociedade, que deposita sua confiança na procedência de nossos alimentos”, explica o tesoureiro do Sindal, Jandiro Parisotto.

De acordo com a diretora da Escola de Educação Especial Mundo Alegre, Bernardete Carraro Bertuol, a iniciativa não só surpreendeu a todos como também alegrou o dia dos presentes. “É uma oportunidade maravilhosa para os alunos receberem um lanche diferenciado e conhecerem outras. É gratificante saber que as pessoas ainda se lembram da gente em datas como essa”, comenta.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 18 de outubro.