Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Ângelo Salton, do Distrito de Tuiuty, realizaram na quarta-feira, 11, o encontro de encerramento das atividades do ano 2019 do projeto “O futuro visita o passado”. Idealizado pelo reservista do 1º Batalhão Ferroviário, Dolmires Lunardi, a atividade visa apresentar o passado para projetar o futuro que, segundo ele, é fundamental para não perder a história.

Entre as ações propostas e realizadas pelo grupo estiveram palestras em sala de aula, ministradas pelo historiador Remy Valduga, depoimentos de moradores do Vale do Rio das Antas, conversas com o idealizador e com Roque Coser, visitas ao Museu do Imigrante e à Fundação Casa das Artes.

Os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer locais onde foi construído o tronco principal da ferrovia pelo 1º Batalhão Ferroviário, trechos do ramal Bento Gonçalves/Estação Jaboticaba, e outras atividades. “O encantamento dos alunos pelas obras dos túneis, viadutos e pontes nos comprova a importância do Projeto. A visita pelo Vale do Rio das Antas, mais especificamente pela comunidade do Passo Velho, nos remeteu a um passado maravilhoso, vivido pelos nossos imigrantes italianos”, ressalta Lunardi.

Para coroar os trabalhos didáticos ocorreu o passeio de Maria Fumaça e a visitação ao Parque Temático Epopeia Italiana, oportunidade em que os alunos puderam vivenciar a saga do casal de imigrantes italianos Lázaro e Rosa Giordani.

Lunardi salienta que o projeto “O futuro visita o passado” será eternamente um momento único na vida de muitos desses alunos e também dos professores envolvidos, “uma vez que vivemos e respiramos cultura”.