O ano de 2019 foi simbólico para o Consepro não apenas pela celebração de seus 30 anos de atuação em prol da segurança pública, mas também por sua consolidação enquanto entidade longeva e relevante na construção do futuro de Bento Gonçalves. Isso porque, ao longo de 2019, diversas ações estratégicas foram encampadas com esse objetivo, apostando na soma de forças entre instituições parceiras, poderes públicos, iniciativa privada e comunidade para concretizar resultados.

Uma delas foi lançada em novembro, com foco na prevenção ao uso de drogas por parte de jovens, público mais exposto às perigosas ofertas de substâncias ilegais. “O combate à criminalidade também se faz com educação, com conscientização. Nossos jovens precisam saber que, primeiro, usar drogas faz muito mal à saúde, e depois, ao consumi-las, estão alimentando um contínuo ciclo de violência, financiando a criminalidade”, pondera o presidente do Consepro, Jose Carlos Zortea. As palestras antidrogas serão retomadas em 2020 em diversas escolas do município, e a ideia é que os pais dos alunos também participem dos encontros, criando assim uma rede mais forte e atuante em prol da segurança pública.

Somada à essa contribuição, a atuação do órgão como agente captador de recursos às forças policiais, principal atividade do Consepro, apareceu em diversas frentes. O 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3º BPAT) foi beneficiado pela construção de uma nova garagem, com capacidade para receber mais de 20 veículos em área coberta. O Consepro, em parceria com empresas locais, adquiriu o concreto, e a Medabil doou a estrutura metálica. Em parceria com a Ministério público Federal e a Vara de Execuções Criminais (VEC), viabilizou a instalação da balança junto à Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, e o reaparelhamento com a instalação de novos computadores e materiais de expediente de uso diário nas Delegacias.

Além disso, usou de seu expediente representativo para cobrar soluções pontuais do Governo do Estado no combate à criminalidade, solicitando mais efetivo para a cidade. Ao lado de outras entidades, custeou refeições, forneceu equipamentos, móveis, eletrodomésticos e a estrutura que abrigou novos soldados em formação neste ano. Seguiu atuando fortemente para sensibilizar empresários e comunidade para que contribuam na aquisição de câmeras de monitoramento da cidade – hoje, são cerca de 30 que operam e auxiliam a Brigada Militar no policiamento. “É um trabalho incansável. Acredito que a gradual recuperação econômica nos ajudará muito para que consigamos colocar em prática nosso plano de adquirir mais 40 câmeras para Bento Gonçalves. E é importante dizer que todos os cidadãos podem colaborar, porque o ganho é para todos, a segurança é para todos”, diz Zortea.

Em 2019, o Consepro ainda recebeu R$ 50 mil da ExpoBento. Outros R$ 28 mil foram arrecadados por meio da campanha junto ao contribuinte pagante do IPTU – projeto que será retomado novamente em 2020. O Consepro ainda recebeu 24 computadores com licença Windows, do Hospital Tacchini, que foram repassados às forças policiais e a diversas associações de bairro. “Tivemos um ano muito produtivo, principalmente no estreitamento de relações, com entidades, com escolas, com os poderes constituídos. Isso nos dá muito fôlego e entusiasmo para ir adiante e, mesmo com adversidades econômicas, garantimos importantes avanços para nossa segurança“, analisa Zortea. Também merece destaque entre as realizações do Consepro a colaboração com manutenção de instalações, equipamentos e viatura. “Isso aumenta muito a sensação de segurança, porque as viaturas estão patrulhando, a população vê a polícia na rua, e se ela vai à Delegacia de Polícia, percebe que tem boa estrutura para ser atendida”, comemora. 

Fonte: Exata Comunicação
Foto: Divulgação