Na tarde de quinta-feira, 15, ocorreu apresentação do projeto Justiça Restaurativa e Círculos de Construção de Paz em Carlos Barbosa. O evento contou com a presença do Promotor de Justiça de Bento Gonçalves, Élcio Resmini de Meneses, da Assistente Social da Secretaria de Assistência Social e Habitação, Marí Ângela Stallivieri e do Membro do Corpo Docente da Escola da Ajuris, Alceu Valim de Lima, e foi realizado no Auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Pedro Piccoli.

Durante o encontro aconteceu a apresentação do projeto aos professores presentes, representando as redes municipal, estadual e particular de ensino de Carlos Barbosa, bem como para representantes do Centro Educativo Crescer e da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação. Esta ação tem o objetivo de formar facilitadores de Justiça Restaurativa e Círculos de Construção de Paz, para atuar na prevenção de conflitos e da evasão escolar, tornando-se protagonistas em iniciativas que visem a construção da cultura de paz.

O trabalho em Carlos Barbosa iniciou no ano de 2017 e abriga a possibilidade do uso de metodologias no intuito de prevenir e responder os conflitos escolares, tendo como objetivo geral sensibilizar as redes públicas e privadas de educação para a utilização de práticas restaurativas nos seus espaços institucionais e comunitários, visando a pacificação social e diminuição da violência. Assim, os círculos de Justiça Restaurativa e de Construção de Paz são processos de diálogo que permitem a identificação e a compreensão das causas e necessidades subjacentes ao conflito e a busca da sua transformação em segurança e respeito. Através de encontros organizados, com um mediador, propiciam a criação de um espaço em que prevalece a fala e a escuta qualificada.

A Assistente Social Mari Ângela Stallivieri menciona que o projeto foi apresentado para a Juíza Diretora do Foro da Comarca de Carlos Barbosa, Cristina Margarete Junqueira, que através da Vara de Execuções Criminais – VEC, liberou recursos para a capacitação, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA. Além disso, frisa que a natureza da formação é vivencial, ministrada pelo Corpo Docente da Escola da Ajuris e faz parte do Projeto Pacificação nas Escolas: Um Olhar Restaurativo do Ministério Público do Rio Grande do Sul, tendo como responsável na região o Promotor de Justiça de Bento Gonçalves, Élcio Resmini de Meneses, que também participará da capacitação nos dias 26, 27 e 28 do corrente mês.