Projeto municipal está em apreciação no Poder Legislativo com previsão de parecer positivo para o dia 21 de março

Jazigo de memórias, marcas que não se findam com o tempo, histórias acamadas em berços de fronte a janelas verdes, robustas paisagens, poses para belas fotos. Estes são alguns dos potenciais que atraem milhares de turistas, dia após dia, à Serra Gaúcha. Pensando em cativar esse público e reverter em arrecadação e investimentos ao município, que a prefeitura de Monte Belo do Sul propôs a Câmara de Vereadores uma atualização do Plano Municipal de Desenvolvimento do Turismo. O Projeto Municipal está em apreciação no Poder Legislativo, com previsão de aprovação para 21 de março.

A proposta, que recebeu parecer favorável em 1ª votação, no dia 6 de março, tem 103 páginas e regra todas as atividades que serão implantadas no setor a partir de 2018. De acordo com a secretária da Administração e Fazenda, Viviane Ceriotti, o plano visa “organizar as ações em prol desta atividade no município, promovendo um crescimento de modo ordenado e com diretrizes que norteiem o poder público e a iniciativa privada, na busca do desenvolvimento de uma atividade rentável e sustentável” ressalta.

O prefeito de Monte Belo do Sul, Adenir José Dallé, destaca que com a implementação do Plano, a prefeitura se propõe em “desenvolver projetos que incrementem o empreendedorismo nesta área, atraindo investidores dos setores de hospedagem e gastronomia, apoiando as pequenas agroindústrias, como forma de diversificação da economia local e mecanismo para manutenção dos jovens no meio rural”. Dallé ainda acrescenta, “promoveremos a sucessão familiar, gerando emprego e renda e explorando a vocação turística da localidade, valorizamos a cultura, o patrimônio histórico, os atrativos naturais, a religiosidade e os saberes da nossa gente”, afirma.

Prefeitura espera desenvolver a sucessão familiar e gerar mais empregos por meio do turismo. Foto: Reprodução/ Prefeitura Monte Belo do Sul

Sobre o turismo no município, Viviane aponta algumas falhas atuais, entre elas a divulgação. “A folheteria carece de atualização, um site que não é exclusivo para divulgação do turismo, mas conjunto com o site oficial do município e postagens em redes sociais vinculadas ao município, não exclusivas para o turismo”, avalia. De acordo com ela, a sugestão é que o turismo tenha uma página específica a parte do site oficial do município.

Ainda sobre um possível parecer positivo e o que isso acarretaria à população, o prefeito elenca que uma série de ações que a cidade teria que passar. “Desde melhorias na infraestrutura urbana, infraestrutura turística, capacitação, plano de marketing. Enfim, uma soma de todas as ações aprimorará a atividade”, enfatiza.

Quanto a perspectivas de retorno financeiro para a cidade, a prefeitura disse não ter estimativas no momento, mas espera um “impacto orçamentário que poderá advir da implantação do Plano”, observa Dallé.

O presidente da Câmara de Vereadores de Monte Belo do Sul, Onêcimo Pauletti, que analisa a proposta, compara com o plano vigente no município de 2009. “O documento é complexo, terá implementos de adequação para a atual realidade. Propriamente, em Monte Belo do Sul, foram feitas as adequações e foram ouvidos os empreendedores no sentido de planejar o Município que tende a crescer com o turismo”, avalia Pauletti.