As melhorias que deverão ser realizadas no acesso ao bairro Tamandaré, em Garibaldi, foram apresentadas na quinta-feira, 16, no Centro da Indústria e Comércio (CIC). O projeto que deverá ser executadotem por objetivo oferecer mais segurança aos motoristas que trafegam pela RSC-453 e região.

Durante a reunião, o secretário de Estado de Logística e Transportes, Juvir Costella, apresentou o projeto que será implantado no local, sob fiscalização do Daer e recursos da municipalidade. Segundo o projeto, os caminhões que estiverem seguindo no sentido Farroupilha-Garibaldi e quiserem acessar o bairro deverão fazer o retorno no trevo da Telasul, para depois poder fazer a travessia de entrada à Tamandaré. Da mesma forma, os veículos de carga que saírem de Tamandaré e seguirem para Farroupilha deverão fazer o retorno na rotatória da BR-470.

O prefeito Antonio Cettolin classificou o projeto como definitivo para resolver o problema do local, que recebe cada vez mais fluxo de veículos. As dificuldades financeiras do Estado fizeram com que o Município buscasse a iniciativa de contratar o projeto e sua execução. “Este tema surgiu por meio de demandas da CIC, por intermédio de seus associados. O Município já separou um recurso para garantir a construção do trevo de Tamandaré”, anunciou.

Além das mudanças a pista da RSC-453 deverá ser alargada, criando uma via auxiliar para quem segue no sentido Farroupilha, além de sinalização para redução de velocidade.

De acordo com Costella, a expectativa é de que o projeto seja levado à análise de técnicos da Secretaria e, em cerca de 15 dias, terá uma definição para aprovação. Segundo Cettolin, aprovado o projeto pelo Daer, o mesmo será encaminhado para técnicos do município para avaliar o custo e ser licitado.

Fotos: Ascom P.M. Garibaldi