O programa Troco Solidário, implementado nas Farmácias Tacchimed arrecadou, no ano passado, R$ 25.097,21. Este valor, destinado pelo cliente no momento da compra, tem por objetivo auxiliar atividades desenvolvidas pelo Hospital Tacchini ao longo do ano.

De acordo com a direção das farmácias, 70% do valor arrecadado foi destinado para os projetos de responsabilidade social do Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde (ITPS), que contempla o município de Bento Gonçalves. Entre os projetos beneficiados estão o “Circuito do Intestino e Pulmão Gigantes”, que ofereceu a oportunidade das pessoas entenderem as formas de prevenção contra o câncer de intestino e pulmão, “Uma abordagem detalhada sobre fatores de risco em uma região de alta incidência da doença”, cujo objetivo foi a aplicação de questionários para conhecer os fatores de risco para pessoas com câncer na região e o “Estudo Clínico”, pesquisa responsável para teste de nova medicação, em parceria com o Departamento de Cardiologia e o ITPS. O voluntariado do Hospital Tacchini também foi beneficiado com pouco mais de R$ 5 mil, para a compra de fraldas, produtos de higiene pessoal e tecidos para a confecção de enxovais.

Além da aplicação de recursos em atividades já desenvolvidas pelo Tacchini, o restante do valor, cerca de 10% foi destinado para ações do Grupo de Humanização, que utilizaram os valores para compra de brinquedos, acessórios infantis, balões e fantasias, visando levar alegria e conforto para as pessoas hospitalizadas. Segundo a casa de saúde, como o recurso para este setor não foi utilizado em sua totalidade, parte dele permanece em caixa para a continuidade dos trabalhos deste ano.

Fotos: Ascom Hospital Tacchini