São beneficiadas mulheres mães que estejam no final do curso superior, com previsão de formação entre novembro de 2023 e julho de 2024

A nova edição do Programa Amanhã é voltado para as mães estudantes que estão no ensino superior, com previsão de conclusão entre novembro de 2023 e julho de 2024. Outro critério é ser estudante regularmente em uma instituição de ensino brasileira. O valor da bolsa fica estipulado em R$ 800 por 12 meses. A candidata deve se inscrever através do site https://www.parentinscience.com/amanha, o edital também está presente no link, onde deve fornecer todas as informações corretas, já que do contrário implica em ser desligada do processo seletivo e não poder participar de nenhum outro programa ou ação do Movimento Parent in Science.

O processo seletivo irá priorizar mães estudantes de baixa renda, aquelas também que têm o maior número de dependentes, assim como mães solos ou de filhos com deficiência ou doença crônica. Também aquelas que já engajaram projetos parecidos com foco no aumento de inclusão dentro da academia. As participantes têm até o dia 31/05 para fazer a sua inscrição.

O programa Amanhã surgiu em 2020, após a organização Movimento Parent In Science fazer uma pesquisa com cerca de 10 mil estudantes da pós-graduação de todo o país. O resultado foi que menos de 10% das mães matriculadas estavam conseguindo seguir com o desenvolvimento de suas pesquisas. O valor do pagamento das bolsas vem de doações, e em 2022 os recursos também vieram de um investimento de R$ 42 mil do PiS, de um prêmio que a organização recebeu em 2021.

Os benefícios do programa vão além da bolsa, eles também oferecem mentorias ao longo desses 12 meses que contam com oficinas e encontros para abordar diferentes tópicos em relação a carreira acadêmica, ciência e outros assuntos.