Campanha de vacinação dos agentes públicos foi antecipada no estado. Em Bento, os primeiros contemplados foram os servidores da Guarda Municipal, DMT, Polícia Civil e Federal

A chegada e distribuição de 645.150 doses de vacina contra a Covid-19 ao estado na última sexta-feira, 2 de abril, serviu para ampliar a vacinação de idosos e contemplar um novo grupo, o das forças de segurança. Parte ainda será reservada para a segunda dose.

A novidade desta fase da campanha de vacinação é a antecipação do grupo prioritário de forças de segurança e salvamento. Poderão ser vacinados servidores diretamente envolvidos nas ações do enfrentamento à doença, que estejam atuando em funções específicas de apoio às ações da pandemia. São aqueles que fazem atendimento ou transporte de pacientes, resgate e suporte pré-hospitalar, ações de vacinação e vigilância das medidas de distanciamento social. Os demais trabalhadores serão vacinados seguindo o atual ordenamento do Plano Nacional de Imunizações (PNI).

Até o fim desta semana, serão imunizados servidores da Brigada Militar e da Susepe. Foto: José Estefanon, divulgação prefeitura

Em Bento Gonçalves, os primeiros contemplados foram os agentes da Guarda Civil Municipal, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Departamento Municipal de Trânsito (DMT) na terça-feira, 6 de abril. De acordo com a Secretaria da Saúde, houve a distribuição de 290 doses para aplicação. Até o final da semana, serão vacinados, ainda, servidores da Brigada Militar e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).

A imunização será feita in loco, ou seja, no local de cada guarnição. Será necessário apresentar a declaração de atribuições assinada pela chefia imediata, além da carteira funcional. Segundo o governo do estado, na próxima fase deverão ser contemplados servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS) e do Instituto-Geral de Perícias (IGP).

Mais de 24,7 mil aplicações no município

Bento Gonçalves recebeu na sexta-feira, 2 de abril, um presente de Páscoa. Foram 6.440 doses da vacina contra o coronavírus. Com isso, foi possível chegar ao número de 24.712 aplicações (com o acréscimo de 290 das forças de segurança), desde janeiro, sendo 18.020 (14,8% da população) da primeira dose e 6.692 (5,5%) da segunda.

Luiza do Rosário

No início da semana, 5 e 6 de abril, foram vacinados 2.474 idosos de 65 e 66 anos ou mais. Para a coordenadora do setor de imunizações, Luiza do Rosário, a expectativa é gigantesca a cada nova etapa. “A gente vê o brilho nos olhos de quem se vacina. Têm aqueles que vem contra vontade, mas a maioria é muito grata pelo que está acontecendo. A nossa equipe está aí de domingo a domingo, levantando cedo. Estamos no aguardo que venham mais e mais doses para a gente conseguir vacinar todo esse quantitativo”, destaca.

Durante a vacinação, os quatro rotarys da cidade receberam doação de alimentos, que serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social. Segundo a entidade, até o momento foram arrecadados 500 kg.

Alimentos arrecadados serão doados a famílias em vulnerabilidade social e entidades do município. Foto: Franciele Zanon

Foto capa: José Estefanon/ Divulgação, prefeitura