Dentro da programação da Semana Nacional de Trânsito, as secretarias de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana (Smurb) e de Educação (Smed), realizaram, nesta quarta-feira, 24 de setembro, uma palestra de capacitação para professores dos ensinos médio e fundamental. O encontro foi realizado no auditório da Smed. No dia 16, o curso foi oferecido aos professores de Educação Infantil do Município.

O objetivo da capacitação é trabalhar o conceito de responsabilidade no trânsito dentro das escolas, tratando o aluno como agente transformador dentro de seu lar. A agente de trânsito Luciana Socol induziu o questionamento ao perguntar “Afinal, desde quando nós [humanos] passamos a participar do trânsito? Será que foi ao começar a caminhar? Não…foi bem antes, ainda quando bebês”, disse.

A professora Clarí Tomasi acredita no curso como uma maneira de multiplicar o conhecimento. “Considero o treinamento importante. Primeiro, para relembrarmos algumas regras e, depois, para levar à sala de aula ensinamentos em forma de atividades e brincadeiras”, refletiu.

Nesta quinta-feira, 25 de setembro, ocorrem as últimas duas atividades da Semana Nacional do Trânsito, em Bento Gonçalves. Às 9h30, inicia a Caminhada pela Vida, com saída da estação da Maria Fumaça, na Cidade Alta, com destino à Prefeitura. Para às 14h, está prevista uma blitz educativa em frente ao Corpo de Bombeiros, promovida pelo Departamento Municipal de Trânsito (DMT).

Semana de Trânsito

A Semana Nacional do Trânsito realiza-se anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro em todo território brasileiro. A data foi estabelecida desde a criação do Código de Trânsito Brasileiro, em 1997. A programação é caracterizada por uma série de eventos e ações educativas promovidas por todos os órgãos e entidades que integram o sistema. Em Bento Gonçalves, as ações integram o programa estruturante de governo Cultura do Saber. A atual administração vem desenvolvendo uma série de atividades dentro das escolas, promovendo a educação no trânsito.