O governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, enviou à Assembleia Legislativa um requerimento para convocação extraordinária dos deputados, a fim de que sejam votadas as reformas previstas no pacote do Executivo Estadual. A convocação foi acatada pelo Legislativo, que iniciou a votação na terça, 28.

O magistério estadual está desde a segunda-feira, 27, percorrendo os gabinetes dos deputados, pressionando para que os mesmos votem contra as medidas propostas por Leite.

Conforme a presidente do 12º Núcleo do Centro de Professores do Rio Grande do Sul (CPERS/Sindicato), Juçara Borges, é inadmissível que aceitem tais propostas. “Querem retirar direitos dos servidores públicos estaduais e alterar o plano de carreira do magistério. Não podemos aceitar que acabem com tudo o que foi construído até hoje, com tanto esforço e dedicação por esta categoria incansável, que dá a vida pelo seu trabalho. Defendemos uma educação pública e de qualidade”, frisa.

A classe luta pela redução das perdas e pela garantia de que, ao menos, as medidas consideradas “mais cruéis” sejam eliminadas.

Em nota, a direção do CPERS faz um apelo a todas as bancadas: “que se somem à construção de soluções capazes de dar respostas ao clamor da sociedade e garantir mecanismos de valorização dos professores e funcionários de escola do Estado. Estamos abertos ao diálogo”.

Foto: Cpers / Divulgação