Ideia é explorar as potencialidades da região, dando início ao desenvolvimento local. Previsão é que obra seja concluída no próximo mês

Moradores da comunidade Linha 40 da Graciema, localizada no interior de Bento Gonçalves, vão ganhar, ainda este ano, um espaço próprio para que possam vender produtos coloniais. O Centro de Comercialização de Produtos Turísticos também recebe, de forma não oficial, o nome de Praça das Pipas, pelas características da futura área.

A ideia do empreendimento surgiu quando, segundo o secretário de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto, em visita à localidade junto com os moradores, foi percebido um grande potencial no local. “Paisagens preservadas, antigos casarões de madeira, uma extensão para desenvolvimento bastante grande e uma conexão alternativa a Santa Tereza e Garibaldi”, aponta.

O objetivo de construir o Centro de Comercialização é dar o primeiro passo para o desenvolvimento da Linha 40 da Graciema. “É o pontapé inicial que vai motivar por demais aquela região a se desenvolver e despertará o olhar de outros empreendedores”, garante.

Previsão é que obra seja concluída ainda no próximo mês

Após o início da obra, que começou a ser executada em dezembro do ano passado, Parisotto revela que o local já despertou a atenção de interessados em empreender na localidade. “Recebemos na secretaria, pessoas com o interesse em saber mais sobre o projeto, pois já planejavam a abertura de novos negócios, motivados pela Praça das Pipas”, assegura.

Como deve funcionar

Como o município conta com o selo Sabor de Bento, que qualifica e certifica os produtores que possuem agroindústria familiar, inicialmente o foco do espaço será voltado para esses produtos. Entretanto, de acordo com Parisotto, será iniciada “a qualificação de outros que não fazem parte do programa e que gostariam de estar presentes”, afirma.

A organização do espaço ainda não está definida, mas poderá contar com os produtos de todos que vão participar ou então funcionar no modo de revezamento por dias de funcionamento. “Inicialmente, acreditamos que a melhor opção será abertura em finais de semana e possíveis feriados. Ainda não temos o número de produtores que estarão presentes com venda de produtos”, explica.

Embora a pasta não tenha um senso exato do total de produtores daquela região, o secretário afirma que na localidade há moradores com produção própria. “Tem produtores de vinho colonial e de uva que convertem uma parte da produção em produtos coloniais”, assegura.

Características

A praça, que tem previsão para ser concluída no dia 10 de setembro deste ano, tem 379 m² de terreno e área para três pipas de 88 m², sendo duas grandes, para os moradores venderem os produtos e uma terceira, de menor porte, para os banheiros. Também vai ter espaço para descanso, com bancos disponíveis para os comerciantes e visitantes.

Espaço também é chamado de Praça das Pipas

Ao todo, o investimento para a construção da obra é de mais de R$270 mil, sendo R$250 mil oriundo de emenda parlamentar.